Planejamento

Entenda por que é tão importante e como participar da construção do Pide 2022-2027

Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão já está dando andamento aos trabalhos do novo Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão da UFU

Publicado em 20/05/2021 às 16:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

• O que é o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide)?

Consiste num documento em que se definem a missão da instituição e as estratégias para atingir suas metas e objetivos.

• Por que o Pide é importante?

Orienta o planejamento institucional, estabelecendo os rumos a seguir e permitindo a avaliação contínua dos caminhos percorridos.

• Quem coordena o processo de elaboração do documento?

>>> Coordenação: Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão (CPDE).

>>> Elaboração: Diretoria de Planejamento (DIRPL) e a Divisão de Apoio ao Planejamento Institucional (Diapi).

• Quem deve participar do Pide?

Toda a comunidade acadêmica. Todos somos corresponsáveis pelo Pide.

• Periodicidade

>>> Vigência: seis anos.

>>> Revisão/acompanhamento: anual.

• Legislação e documentos:

>>> http://www.proplad.ufu.br/pide/legislações

• Mais informações:

>>> www.pide.ufu.br

• Quais etapas foram iniciadas?
  1. Identificação de políticas e dados institucionais: o objetivo dessa etapa é identificar as políticas e dados institucionais (parte textual); estão envolvidos na mesma as pró-reitorias e alguns órgãos administrativos.
  2. Elaboração do planejamento – nível estratégico: o objetivo dessa etapa é identificar a identidade estratégica da instituição. São elementos da identidade estratégica: missão, visão, diretrizes (mapa estratégico), modelo de negócios e cadeia de valor. Envolvidos: reitor, vice-reitor, chefe de Gabinete, pró-reitores e prefeito universitário.