Evento tem programação definida em Uberlândia

Visitas a museus acontecem até o mês de novembro

Publicado em 07/10/2014 às 15:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:12

Acontecerá em todo país, dos dias 13 a 19 de outubro, com o objetivo de popularizar temas e atividades de ciência e de tecnologia, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a cidade do Triângulo Mineiro está se mobilizando. O evento é gratuito e traz como assunto central “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. A programação na cidade já foi definida e, desde 2013, se apresenta no cenário nacional com um calendário diferenciado. Neste ano, as atividades tiveram início em agosto e vão até o mês de novembro.

Neste mês de outubro, dia 11, a partir das 16 horas, na Praça Clarimundo Carneiro, haverá mostra científica e divulgação da programação da SNCT. Dia 13, às 18 horas, no Teatro Rondon Pacheco, será realizada a abertura oficial da Semana, com a apresentação da dança contemporânea “Duas Marias gotejando”, promovida pelo Grupo Zanza, seguida da peça “Simbá e o Marujo”, apresentada pelo Grupo Trupe de Truões. Nos dias 15 e 16, das 8 às 17 horas, na Arena Tancredo Neves (Sabiazinho), será realizado o evento “Brincando e Aprendendo”, com a exposição de brinquedos científicos e a participação de profissionais das áreas de Saúde, Biologia, Física, Química, Artes, História e Astronomia, para discutir questões relacionadas aos referidos campos de estudo e tirar dúvidas de uma maneira divertida. E nos dias 25 e 26, haverá o Circuito de Museus; para esse evento, serão disponibilizados ônibus gratuitos para a população, na Praça Clarimundo Carneiro, a partir das 9 horas, para visitação aos museus e parques da cidade.

Em novembro, dias 6 e 7, das 8 às 17 horas, será realizada a tradicional feira Ciência Viva, no saguão do Bloco 5R, Campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os trabalhos científicos de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, educação tecnológica de nível médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) estarão expostos no evento. E nos dias 29 e 30, novamente, acontecerá o Circuito de Museus, com ônibus gratuitos saindo da Praça do Terminal Central, às 9 horas. Breve histórico A SNCT é promovida anualmente em todo o país, desde 2004, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em Uberlândia, a Semana foi lançada em 2009, por iniciativa da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física (Infis) da UFU, envolvendo instituições públicas e particulares da cidade. Em 2010, o município de Uberlândia liderou a maior mobilização do estado de Minas Gerais, com a realização de 467 atividades, ocupando o terceiro lugar entre os municípios brasileiros, segundo registros do MCTI. Em 2011, 2012 e 2013, a Semana teve um acréscimo tanto na quantidade de atividades oferecidas quanto em número de público participante. Neste ano, a Semana é uma realização da UFU, da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM – Campus Uberlândia), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nome do Responsável
Museu Dica