Congado é abordado em mesa-redonda na UFU

O evento acontece amanhã (14/10)

Publicado em 13/10/2014 às 11:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:12

Na próxima terça-feira (14/10), o Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular Imagem e Som (POPULIS) do Instituto de História (INHIS) da UFU promove a mesa-redonda “O Congado em Uberlândia: registros e memórias”.

O evento, que começa às 14h e será realizado na sala 1H55, do bloco H, quer trazer ao público análises das festas de congados em Uberlândia, por meio dos registros feitos pelos pesquisadores. Entre os destaques da mesa estão: Larissa Gabarra e Fabíola Benfica, ambas graduadas pela UFU. Larissa é formada em História, professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e teve seu doutorado subsidiado pela temática do Congo. Fabíola é professora de Sociologia da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais.

No decorrer do evento será passada uma lista de presença para que os participantes possam receber o certificado fornecido pela mesa.

O congado é uma movimentação cultural e religiosa afro-brasileira que acontece no mês de outubro e que envolve danças, cantos, levantamentos de mastros, coroações e cavalgadas.

O POPULIS atua na pesquisa de temáticas da Cultura Popular e é um grupo multidisciplinas, incorporando as ares de História, Sociologia, Antropologia, Linguística, Artes Cênicas e Música.

Nome do Responsável
POPULIS