UFU faz adesão à plataforma de livros eletrônicos Minha Biblioteca

Com a assinatura da 'MB', mais de 11 mil títulos de e-books passam a ser disponibilizados gratuitamente à comunidade acadêmica

Publicado em 20/06/2022 às 13:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A Universidade Federal Uberlândia disponibiliza à sua comunidade acadêmica o acesso à plataforma de livros eletrônicos "Minha Biblioteca" (MB). A contratação foi conduzida pelo Sistema de Bibliotecas (Sisbi/UFU), com apoio da Administração Superior e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). Com mais de 11 mil títulos, a MB é uma plataforma digital que possui vasto acervo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos. Todas as obras estão escritas em Língua Portuguesa. A plataforma permite, ainda, que o usuário faça anotações durante a leitura, marcando partes importantes do texto diretamente do tablet, laptop ou smartphone.

Em abril de 2021, buscando minimizar os impactos da pandemia de covid-19, a equipe do Sisbi iniciou um exaustivo estudo sobre as práticas realizadas neste segmento por outras bibliotecas universitárias brasileiras. “Com o investimento em uma das maiores plataformas de livros digitais do país, complementando o acervo físico de nossas bibliotecas, o Sisbi reforça sua missão de viabilizar o acesso à informação nos mais diversos formatos, contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade”, enfatiza a diretora do Sistema de Bibliotecas, Maira Nani.

Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, professor Carlos Henrique de Carvalho, parabeniza a universidade pela nova plataforma e destaca a importância de sua aquisição para as pesquisas. “O trabalho da biblioteca, em viabilizar a assinatura da plataforma de livros digitais, é muito relevante para as nossas pesquisas na pós-graduação. Sobretudo, porque os nossos alunos vão poder consultar da sua própria casa e, inclusive, vão poder baixar parte dos textos”, pondera.

“No âmbito da graduação, a disponibilização da plataforma vem ao encontro do objetivo estratégico do aprimoramento contínuo da qualidade dos processos ensino-aprendizagem, à medida que facilita o acesso às obras que fundamentam os conteúdos programáticos das disciplinas de cada curso”, complementa a pró-reitora de Graduação, professora Kárem Ribeiro.

Como acessar

A plataforma está sendo disponibilizada a todos os estudantes regularmente matriculados na UFU, bem como a docentes e técnicos administrativos com vínculo ativo na universidade. Para acessar os títulos da MB, o usuário precisa estar cadastrado na base oficial do catálogo on-line das Bibliotecas UFU (SophiA) e seguir o passo a passo abaixo:

• Entre no site das Bibliotecas UFU e clique em "Consulta ao Acervo";
  • No campo de busca, digite “Minha Biblioteca” para conferir o acervo digital completo ou digite o título específico para verificar se ele está disponível on-line;
  • Caso apareça um link no campo “Site”, clique neste link para acessar a obra on-line;
  • Utilize o e-mail institucional UFU e a senha para ter acesso ao material completo.