Seminário mostra estudo sobre hidrovia

Evento debaterá impacto do Plano de Melhoramentos da Hidrovia Paraná-Tietê no Triângulo Mineiro

Publicado em 14/10/2014 às 16:53 - Atualizado em 15/09/2023 às 16:12

Na próxima quinta-feira, 16/10, será apresentado na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), o Plano de Melhoramentos da Hidrovia Paraná-Tietê, baseado em estudo de viabilidade. A apresentação será feita em um seminário organizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e pela Administração da Hidrovia do Paraná (Ahrana) com o apoio institucional da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O estudo mostra as possibilidades de aumento da capacidade de transporte por meio do modal hidroviário. Neste seminário será dada ênfase nos impactos no Triângulo Mineiro, como o aumento da competitividade logística da região.

Entre os itens a serem discutidos, estão: planos de longo prazo, novos potenciais de carga, obras planejadas: de 2015 a 2040, ampliações e multimodalidade e o novo corredor de escoamento de produção.

Segundo o professor Cláudio Luiz Miotto, da Fagen, o estudo do Dnit e da Ahrana foi concebido pela necessidade da redução do custo Brasil. “O Transporte de comodities é mais fácil por meio hidroviário do que pelo rodoviário”, explica.

O seminário será realizado a partir das 18 horas no auditório da Aciub (Av. Vasconcelos Costa, 150). No público-alvo estão incluídos estudantes de Administração e dos demais cursos de Ciências Sociais Aplicadas, tanto quanto das Engenharias. Serão emitidos certificados para os participantes. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail palestras@aciub.com.br. Mais informações: (11) 3035-1493 ou carolina@geobrasilis.com.br.

Nome do Responsável
Fagen