A literatura e o corpo (homo)erótico

Minicurso faz parte do Ciclo de Estudos Literários

Publicado em 16/10/2014 às 10:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:12

O Ciclo de Estudos Literários (Celi) promove, nesta sexta-feira (17/10), das 14h às 18h, no anfiteatro B do bloco 5 O-A, o minicurso A literatura e o corpo (homo)erótico. O palestrante será o professor Fábio Figueiredo Camargo, do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU).

De acordo com a organização do evento, o objetivo do minicurso é, “a partir da análise de alguns contos de autores brasileiros, discutir a representação dos corpos de personagens masculinos que se relacionam com o mesmo gênero. Nessas representações há partes dos corpos que metonimicamente representam relações dicotômicas muito utilizadas para descrever os gays, como as antíteses saúde/doença, vício/virtude, belo/feio. Esses pares revelam como a cultura vê os sujeitos praticantes do homoerotismo e qual a leitura que os escritores fazem das relações sociais desses sujeitos”.

O Celi é uma proposta do Programa de Pós-graduação em Letras (PPLET) da UFU. O objetivo é oportunizar momentos de reflexão entre pesquisadores e docentes do PPLET, alunos de graduação da UFU que tenham interesse nos Estudos Literários e professores da rede pública e privada de ensino que desejem aprofundar suas reflexões sobre o tema.

Clique aqui para se inscrever.

Nome do Responsável
Programa de Pós-graduação em Letras