Ituiutaba

Primeiro Propp Day acontece no Campus Pontal

Diretoria de Pesquisa apresentou seus serviços e destacou a Iniciação Científica

Publicado em 07/10/2022 às 15:18 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e Murilo Vieira, diretor de Pesquisa, fizeram a abertura do evento. (Foto: Túlio Daniel)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU) realizou, na última quinta-feira (6), o primeiro Propp Day, no Campus Pontal, em Ituiutaba. O objetivo é visitar os campi fora de sede, a fim de apresentar os serviços da pró-reitoria de maneira pormenorizada, executar possíveis demandas e se aproximar dos pesquisadores.

A Diretoria de Pesquisa (Dirpe) é a responsável pela primeira rodada de visitas da ação que, posteriormente, contará também com as visitas da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (Dirtc/Agência Intelecto) e da Diretoria de Pós-Graduação (Dirpg). Durante o evento, foi conversado com os pesquisadores sobre apresentação de propostas institucionais e multiusuárias a agências de fomento, dados gerais, programas e fluxos de processos na Dirpe, infraestrutura de pesquisa, iniciação e divulgação científica.

Além disso, foi apresentado e esclarecido como participar dos projetos institucionais de pesquisa, como os da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Iniciação Científica

Atualmente, a UFU está com quatro editais de Iniciação Científica vigentes. O Dirpe Nº 5/2022 convoca projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), em parceria com o CNPq. Esse programa é mais voltado para tecnologia e desenvolvimento de patentes. Já o edital Dirpe Nº 6/2022 convoca projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), também em parceria com o CNPq.

O Dirpe Nº 7/2022 também convoca projetos de pesquisa para o Pibic, mas esse é em parceria com a Fapemig. Para o Ensino Médio, foi divulgado o edital Dirpe Nº 8/2022, que dirigido a projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (Pibic-EM), também em parceria com o CNPq.

Em especial, o Pibic-EM foi apresentado e discutido com os diretores e representantes das escolas públicas estaduais de Ituiutaba. O programa acontece em parceria com as escolas e a UFU, no qual os alunos são orientados por docentes da universidade e podem desfrutar do espaço físico para desenvolverem suas pesquisas.

A UFU ofertou 75 bolsas do Pibic-EM neste ano. (Foto: Thais Martins)

Agenda 2030

Além dos serviços prestados pela Diretoria de Pesquisa, o Propp Day também ofereceu espaço para discussão sobre a Agenda 2030. As professoras Carla Bonato e Jaluza Borsatto, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU) e integrantes do Comitê Gestor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CGODS), apresentaram a relação da agenda com os projetos de pesquisa desenvolvidos na UFU e como aumentar o desempenho em aprovação de propostas de pesquisa.

A Agenda 2030 é um plano global criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para atingir, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

“No desenvolvimento da Agenda 2030 pela ONU, em 2015, as universidades foram colocadas como pilares centrais para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É importante que a comunidade conheça e alinhe suas ações com estes objetivos, para agir localmente e colaborar globalmente com questões sociais importantes do nosso tempo, como clima, igualdade de gênero, combate à fome, entre outros”, explica Bonato.

Os cinco princípios da Agenda são: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. (Foto: Túlio Daniel)

A pró-reitoria visitará os campi Patos de Minas (no dia 13 de outubro) e Monte Carmelo (em 1º de novembro). “Dado que os pesquisadores que são lotados em campus fora de sede estão fisicamente mais distantes da Propp, a ideia é visitar periodicamente esses campi, estar mais próximo de nossos pesquisadores, com atividades diversas que convergem para o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação da UFU”, finaliza Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Saiba mais sobre o evento em: https://eventos.ufu.br/proppday.

Palavras-chave: Propp Day Propp Dirpe Campus Pontal