FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

05/12/2022 - 10:13 - Atualizado em 05/12/2022 - 13:38
Rede de Laboratórios da UFU realiza Simpósio de Atualizações em Técnicas Moleculares
Objetivo é possibilitar o diálogo entre comunidade acadêmica e sociedade
Túlio Daniel

Representantes da empresa Thermo Fisher Scientific promoveram palestras durante o evento. (Fotos: Milton Santos)

A Rede de Laboratórios Multiusuários da Universidade Federal de Uberlândia (Relam/UFU) realizou, no dia 25 de novembro, o 1° Simpósio de Atualizações em Técnicas Moleculares. O evento recebeu apoio financeiro por meio do Programa Institucional de Apoio a Eventos de Extensão (Piaev), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

O intuito do simpósio foi de proporcionar a atualização em conhecimentos de diferentes técnicas utilizadas nas áreas agronômica, veterinária e médica, possibilitando o diálogo entre comunidade acadêmica e sociedade, e contribuindo com a formação tanto dos discentes, técnicos e docentes da UFU quanto da comunidade externa.

A atividade faz parte do processo continuado de expansão e consolidação das facilities da UFU, colaborando de forma eficaz para a produção de conhecimentos científicos e inovação tecnológica por meio do compartilhamento de infraestrutura, conhecimentos e equipamentos de alta tecnologia. Em conjunto com o evento, foi realizada a divulgação da estrutura da Relam, destacando o acesso a equipamentos multiusuários de alta tecnologia que podem ser empregados para o desenvolvimento das diferentes técnicas da área de Biologia Molecular.

A abertura do evento foi marcada por uma apresentação cultural e presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho, do diretor de Pesquisa, Murilo Vieira da Silva, e pela coordenadora da Relam, Ana Cláudia Arantes Marquez Pajuaba. Dentre as atividades, o simpósio contou com palestras ministradas pela equipe científica da empresa Thermo Fisher Scientific, abordando temas como a importância das etapas pré-analíticas em Biologia Molecular e NGS e “PCR em tempo real - amplificação exponencial das possibilidades”.

Ana Cláudia Pajuaba, coordenadora do Relam, e Murilo Vieira, diretor de Pesquisa, na abertura do evento

Também esteve presente Felipe Campos de Melo Iani, chefe do Serviço de Virologia e Riquetsioses do Instituto Octávio Magalhães, que faz parte da Fundação Ezequiel Dias (Funed/Lacen) de Minas Gerais. O tema abordado foi a “Vigilância Genômica Aplicada à Saúde Pública”.

“Nós tivemos um número expressivo de participantes, envolvendo diversos setores, institutos e faculdades da universidade, bem como participantes externos, o que é bem importante”, aponta Pajuaba. A coordenadora da Relam ainda destaca o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), da Proexc e da empresa Thermo.

TÓPICOS: