Seminário aborda a economia política do golpe de 1964

Evento é promovido pelo Instituto de Ciências Sociais

Publicado em 04/11/2014 às 13:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

(colaboração do Nupecs/Incis)

Na próxima segunda-feira, 10 de novembro, será realizado mais um seminário promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais (Nupecs), do Instituto de Ciências Sociais/UFU. Nesta edição do “Seminários externos do Nupecs” o professor Dr. Fernando Augusto Mansor de Mattos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), abordará o tema “A economia política do golpe civil-militar de 1964”. O seminário terá início a partir das 17h, nos anfiteatros C e D do bloco 5R, campus Santa Mônica.

Sua abordagem incluirá a análise sobre as chamadas reformas estruturais que a ditadura iniciada naquele ano anunciava querer realizar (reforma trabalhista; reforma do sistema financeiro e da gestão monetária; reforma do sistema tributário; e reforma na regulação da inserção externa da economia brasileira).

A perspectiva do professor Fernando aponta, também, para como a política educacional a partir de 1964 ampliou a exclusão social. Sua exposição mostrará os resultados das políticas econômicas e das reformas estruturais sobre o perfil distributivo brasileiro.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail atendimentonupecs@incis.ufu.br ou no dia do evento.

Nome do Responsável
Nupecs/Incis