Esporte

UFU e Praia Clube renovam parceria para desenvolvimento das equipes de treinamento

Cerimônia também mostrou os resultados alcançados durante o primeiro ano da parceria

Publicado em 26/06/2023 às 13:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

“Por mais que eu já tivesse ouvido falar das atléticas, um time que representasse a UFU foi novidade para mim. Achei muito boa a estrutura e os técnicos também. [...] Depois dessa reunião eu vi [...] que estou fazendo parte de um projeto tão grande e tão importante, que eu me senti com vontade de treinar ainda mais”, afirmou a estudante-atleta do primeiro período de Fisioterapia Rafaela Clemente, que integra a equipe de basquete feminino da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), logo após o encerramento da cerimônia de renovação da parceria esportiva entre a instituição e o Praia Clube. Rafaela também faz parte do time que foi campeão dos Jogos Universitários Mineiro (JUMs), que aconteceram em abril, na cidade de Uberaba, e irá representar a UFU e o estado nos Jogos Universitários Brasileiro (JUBs).

Acordo firmado entre UFU e Praia Clube garante a manutenção das equipes de treinamento das seguintes modalidades: basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei. (Fotos: Milton Santos)

A cerimônia, que aconteceu na última sexta-feira, 23, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, foi um momento de celebração das conquistas alcançadas com o primeiro ano de parceria e a renovação da cooperação entre UFU e Praia Clube. Estiveram presentes, além dos estudantes-atletas e representantes das atléticas, o reitor da UFU, Valder Steffen Junior; a pró-reitora da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari; o presidente do Praia Clube, Carlos Augusto Braga; o coordenador da Equipe de Treinamento da UFU e também integrante da equipe da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), Luiz Fernando Vilarinho; e o conselheiro da Liga das Atléticas da UFU (Laufu), Matheus Marques, que também é estudante do curso de Zootecnia.

O acordo de cooperação técnica entre as instituições é extremamente importante para a manutenção das equipes de treinamento, principalmente dos técnicos dos times, como ressaltou Vilarinho: “Sem essa parceria, não temos como pagar os treinadores, esta que é a parte mais difícil pra gente, ? Essa parte dos técnicos é a principal do projeto. Sem eles, a gente não consegue dar andamento [nas equipes de treinamento]”. O coordenador também avaliou como "ótimo" o desempenho das equipes no primeiro ano da presença dos profissionais do Praia Clube na instituição.

Quem também se mostrou muito satisfeito com os resultados foi o presidente do Praia Clube. Braga disse valorizar a importância do investimento que o clube faz no esporte universitário. “Nosso pensamento é sempre que a educação, a formação acadêmica tem que estar ligada ao esporte, como é a educação americana, como é o modelo em vários países na Europa. Então, fazendo isso, trazendo o que o Praia tem de expertise, que é o esporte de alto rendimento, e a UFU tendo suas atléticas participando de campeonatos estaduais e nacionais [...], conciliou com o que nós entendemos com o que nós pensamos como sociedade”, argumentou.

As equipes de vôlei e basquete feminino foram campeãs dos Jogos Universitários Mineiro (JUMs) e garantiram vaga para disputar os Jogos Universitários Brasileiro (JUBs), em outubro, na cidade de Joinville

A parceria UFU/Praia Clube foi renovada por mais dois anos. Só neste primeiro, a universidade conseguiu ficar em primeiro lugar geral nos JUMs, obtendo 41 medalhas de ouro, 31 de prata e 19 de bronze na competição estadual. O projeto das equipes de treinamento contou com mais de 300 inscrições, atingiu mais de 200 atletas e teve, aproximadamente, mais de 340 horas de treinos. A modalidade que contou com o interesse de mais estudantes-atletas foi o vôlei.

Resultados que agradam o Carlos Augusto Braga, que se mostra ainda mais animado com os próximos anos: “Houve engajamento dos alunos, estudantes-atletas, de todas as atléticas no processo e o resultado foi aí, com estas conquistas, e agora pensando já no brasileiro. Entendo que no ano que vem podemos trazer modelos mais aperfeiçoados de treinamento, trazer mais expertise, mais oportunidades para as equipes da UFU estarem mais integrados ao esporte dentro do Praia Clube.”

Palavras-chave: Esporte; Parceria; Praia Clube; Diesu; Proae; UFU; Equipe de Treinamento