Apresentação especial do "UDI Cello Ensemble" na UFU

Evento faz parte de projeto de alunos do curso de Música

Publicado em 17/11/2014 às 13:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

Nessa terça-feira, 18, o Projeto Prelúdio "Edição Especial", coordenado pelas professoras do Curso de Música da UFU, Paula Callegari e Rosiane Lemos, apresentam o Udi Cello Ensemble, uma orquestra de violoncelos, dirigido por Kayami Satomi, professor de violoncelo da UFU.

Criado em 2009, o Ensemble inclui em seu repertório obras nacionais e contemporâneas e conta com 30 estreias mundiais, que, em sua maioria, são obras dedicadas ao grupo. Sua trajetória é marcada por parcerias com diversos músicos, estilos musicais e artistas, tais como: Marcos Arakaki, Júlio Medaglia, Roberto Tibiriçá, Dimitri Cervo, Antonio Pinto, Martha Herr, Michael Vollhardt, Matias de Oliveira Pinto e Corpo de Baile de Niterói.

Nos últimos três anos, o UDI Cello Ensemble somou mais de 100 concertos, apresentando-se em sete estados brasileiros. Além disso, por sua distinta formação e seu repertório exclusivo, o grupo tem sido convidado a se apresentar em importantes festivais e movimentos artísticos no Brasil, dos quais destacam-se o XIV Encontro de Violoncelos de Porto Alegre (RS), o Festival de Violoncelos de Ouro Branco (MG), a 7ª, a 8ª, a 9ª e a 10ª edição do Festival de Cordas Nathan Schwartzman, a 1ª, a 2ª e a 3ª edição do MUDANTE (Festival de Música Dança e Teatro de Uberlândia, MG), a 17ª e a 18ª edição do RICE (Rio International Cello Encounter), a 20ª Bienal de Música Contemporânea (RJ), das séries Prelúdio 21 (RJ) e Compositores de Hoje (RJ) e o 52° Festival Villa-Lobos (RJ).

O Projeto Prelúdio elabora e realiza apresentações musicais semanais pelos alunos do Curso de Música da UFU, destinadas à comunidade universitária e local. A apresentação será às 18 horas. A entrada é franca.

Nome do Responsável
Instituto de Artes