UFU abre inscrições para Vestibular

Data de Publicação: 06/05/2009 - 07:24

Por elianemoreira@dirco.ufu.br

O Processo Seletivo junho 2009/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) prevê algumas inovações. As medidas anunciadas pela Comissão Permanente de Vestibular (Copev) deverão agradar aos candidatos que pretendem disputar uma das 992 vagas, distribuídas em 27 cursos dos campi de Uberlândia. As inscrições deverão ser feitas até o dia 14 de maio, por meio do endereço eletrônico www.ingresso.ufu.br. Entre as mudanças estão: a abertura mais cedo dos portões, às 13h15 (antes abriam às 13h30), a instalação de tendas para recepcionar e prestar informações aos candidatos e a realização de provas em Goiânia.  Segundo o presidente da Copev, Gilmar da Cunha Sousa, as medidas respondem ao anseio da comunidade e visam dar apoio e tranquilidade aos candidatos.           Outra mudança diz respeito à solicitação de isenção da taxa. “A partir deste processo seletivo será concedida somente aos candidatos, cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal e que tenham recebido o Número de Identificação Social (NIS). Estes candidatos serão beneficiados com isenção total e o pedido deverá ser renovado a cada dois anos. Queremos, com essa medida, incentivar as famílias a procurarem os programas de governo. Os candidatos que já obtiveram o benefício junto ao cadastro na Divisão de Assistência ao Estudante, no último vestibular, continuam com o direito assegurado, pois vale por um ano”, explica Gilmar da Cunha.  A Copev disponibilizará computador para aqueles candidatos que não tiverem acesso à internet, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O valor da taxa de inscrição é de R$105 para concorrentes e de R$95 para treineiros, e o pagamento poderá ser efetuado até o dia 15 de maio. Para a prova de habilidade específica, exigida aos candidatos dos cursos de teatro e música, será cobrada uma taxa no valor de R$10. A partir deste processo, o candidato só poderá fazer inscrição com seu próprio CPF, diferentemente dos anos anteriores, quando podiam usar o documento dos pais. As canetas esferográficas, antes eram distribuídas pela Copev na hora da prova, a partir de agora serão de responsabilidade do candidato.   As provas da primeira fase serão realizadas nos dias 27 e 28 de junho e da segunda fase, nos dias 12 e 13 de julho. Na primeira fase, as provas serão realizadas em Uberlândia, Ituiutaba, Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo, Patos de Minas e Ribeirão Preto, e na segunda fase, somente em Uberlândia e em Ituiutaba.   A lista dos aprovados, em primeira chamada, será divulgada no dia 25 de julho, às 17h, por seguinte endereço eletrônico: www.ingresso.ufu.br .O resultado também estará disponível no mural do bloco 1A, no campus Santa Mônica.