UFU faz levantamento de necessidades de capacitação

Data de Publicação: 09/06/2009 - 06:19

Por Juliana Valéria

Objetivo é elaborar a programação de cursos
A Pró-reitoria de Recursos Humanos da Universidade Federal de Uberlândia (Proreh/UFU) fará, no mês de junho, o levantamento da demanda de capacitação da Instituição. O objetivo, de acordo com o pró-reitor de Recursos Humanos, Sinésio Gomide Junior, é fazer um diagnóstico para apontar ações que irão compor a Programação Anual de Capacitação e Aperfeiçoamento 2009/2010. "Tradicionalmente há um elenco de cursos que é oferecido pela Divisão de Capacitação (Dicap). Queremos tentar reverter isso e trabalhar em cima da necessidade. É uma mudança de filosofia", afirma.   As equipes da Dicap juntamente com estagiários da Faculdade de Psicologia da UFU, elaboraram um formulário que está disponível no endereço: www.proreh.ufu.br/?id=capacitacao. De acordo com a coordenadora de Capacitação e Avaliação da UFU, Sônia Maria Borges, diretores e gerentes de unidades da UFU devem fazer um levantamento de sua área, preencher os formulários e devolvê-los até o dia 22 de junho. "Com o novo plano de carreira dos técnicos administrativos, implantado em 2005, tivemos uma demanda muito grande de cursos. Oferecemos cursos comuns a todos os cargos da Universidade. Agora, podemos fazer uma capacitação mais específica voltada para a necessidade de cada setor e de acordo com o cargo e a função exercida pelo servidor", ressalta.   Para que esta capacitação possa acontecer, Sônia explica que é preciso a cooperação de todos os gestores para apontar quais são as demandas de cada área. Se depender da gerente da área de Gestão de Informação Hospitalar do Hospital de Clínicas da UFU, Angela Signorelli, a proposta será bem-sucedida. "Esta iniciativa é excelente, pois será possível direcionar a capacitação de acordo com as atividades de cada setor e, consequentemente, melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados pela Instituição", diz.