Aluna do curso de Ciências Contábeis da UFU é premiada durante Convenção

Data de Publicação: 05/11/2009 - 12:57

Por elianemoreira@dirco.ufu.br

Dos mais de 70 trabalhos encaminhados para apreciação, apenas 14 foram classificados para serem apresentados e concorrerem ao prêmio
A aluna do 6º período do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Letícia Lima Naves, foi premiada durante a 7ª Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, realizada em Belo Horizonte, no Minascentro, de 21 a 23 de outubro. Ela conquistou o 2º lugar na categoria Iniciação Científica, por apresentar o “Trabalho sobre fraudes contábeis: uma abordagem ética, tipológica e seus impactos sociais”, desenvolvido em parceria com Karine Gonzaga, também aluna do curso e que atualmente participa de um intercâmbio, em Portugal. Os trabalhos apresentados durante a Convenção concorreram ao Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico Científico “Professor Dr. Antônio Lopes de Sá”, nas categorias Iniciação Científica, Técnico Profissional e Acadêmico Científico.  Segundo a estudante, a pesquisa mostra que o uso da ética é primordial na profissão contábil e que, a informação gerada por ela, deve evidenciar da melhor maneira possível a realidade patrimonial de uma empresa, protegendo os interesses dos usuários, como investidores, funcionários, acionistas, credores e fornecedores. Letícia Naves recebeu como premiação um Troféu de Honra ao Mérito e um cheque no valor de R$ 4 mil.             O evento, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, reuniu palestras e apresentações de trabalhos. Entre os palestrantes, estavam o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.             “Só o fato de o trabalho ter sido selecionado para a Convenção é um grande mérito para nós estudantes, pois acaba valorizando a nossa pesquisa e nosso aprendizado. A premiação “Dr. Antônio Lopes de Sá” nos estimula a fazer novos trabalhos, como também ingresso na área da pesquisa”, enfatiza Letícia.             Segundo o professor Ernando Reis, diretor da Faculdade de Ciências Contábeis da UFU, a premiação é um estímulo para outros estudantes. “Diferentemente de outras áreas do conhecimento, o aluno do curso de Ciências Contábeis, em geral, não tem forte vocação para a pesquisa, visto que começa a trabalhar desde o início do curso. Por isso, esta premiação nos deixa muito honrados”, afirma o professor.