Zootecnia é um dos novos cursos da UFU

Data de Publicação: 06/11/2009 - 09:35

Por cristianoalves@dirco.ufu.br

Agronegócio impulsiona formação profissional
No próximo processo seletivo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os estudantes terão mais opções de formação. São 10 novos cursos com vagas para os campi de Uberlândia e Ituiutaba.   Uma das novas opções de formação é o curso de Zootecnia, que oferece 20 vagas, em turno integral e está vinculado à Faculdade de Medicina Veterinária. As inscrições para o vestibular estão abertas até o dia 15 de novembro.     Conheça mais sobre o curso   O que é a Zootecnia? A Zootecnia é a ciência que visa aproveitar as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, com a finalidade de explorá-los racionalmente como fonte alimentar e outras finalidades junto aos seres humanos.   Perfil do zootecnista O profissional da Zootecnia estuda e orienta sobre os métodos de manejo e conservação de pastagens, pesquisa e melhora geneticamente os animais domésticos, elabora planos de nutrição para os animais mediante as exigências de cada categoria, define planos de manejo reprodutivo, sanitário e alimentar de bovinos, eqüídeos, caprinos, ovinos, aves, suínos, peixes, abelhas, rãs, escargot e demais espécies de interesse na produção de alimentos. Elabora projetos agropecuários, planeja, executa e supervisiona construções rurais em geral e instalações para animais em particular, estuda a capacidade de uso das terras para pastagens sua natureza e a correção da fertilidade.   Mercado de trabalho Com relação ao mercado de trabalho, podem ser apontadas para o zootecnista as seguintes opções: Centros de Ensino do Setor Agropecuário; Instituições de Pesquisa; Universidades; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural; Instituições Bancárias; Indústrias de Rações; Frigoríficos; Empresas de Planejamento Agropecuário; Fazendas de Criação; Indústrias de Equipamentos Agropecuários; Cooperativas, entre outros.   Cursos de graduação em Zootecnia no Brasil Atualmente, são 88 cursos de graduação em Zootecnia oferecidos por instituições federais, estaduais e particulares, de ensino superior. No Estado de Minas Gerais, são 11 cursos de graduação; no entanto, apenas 4 são oferecidos por universidades federais (UFMG, UFLA, UFV e UFVJM). Na região do Triângulo Mineiro há apenas um curso de graduação em Zootecnia oferecido pela FAZU (particular), em Uberaba. Também há um curso de ensino superior em Zootecnia no CEFET Uberaba, mas com apenas três anos de duração.   Curso de Zootecnia na UFU Duração do curso: 5 anos. Turno de oferta: integral. Infraestrutura completa, laboratórios para aulas práticas e duas fazendas experimentais que contemplam todos os setores da produção animal.