UFU incentiva pesquisa na educação básica

Data de Publicação: 12/11/2009 - 08:37

Por portal.dirco

IV Congresso de Iniciação Científica Discente foi realizado na Eseba
A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) promoveu nos dias 6 e 7/11 o IV Congresso de Iniciação Científica Discente.  Estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos apresentam os trabalhos em seis linhas de pesquisa: (Sociedade: solidariedade e justiça social,  Infância e adolescência, Ciência e tecnologia, Arte e cultura, Meio ambiente e responsabilidade social e Qualidade de vida: saúde física e mental).     O objetivo do Programa de Iniciação Científica Discente (PICD) é organizar, no espaço escolar, projetos de pesquisa que possibilitem a todos os alunos vivenciarem atividades pautadas em metodologias que permitam a dinâmica de investigação de questões que emergem na sociedade. O PICD tem a duração de um ano letivo, dividido em três etapas:  - Primeira etapa - Com duração prevista de dois meses,  é destinada ao processo de construção e divulgação da dinâmica do trabalho de pesquisa científica a ser realizado; a formação dos grupos de pesquisa; a escolha do professor orientador e a inscrição do grupo junto à comissão responsável pela execução do Programa.  - Segunda etapa - Com duração prevista para aproximadamente oito meses, é destinada à construção e desenvolvimento do projeto de pesquisa, bem como elaborar um relatório final ou definir uma maneira para socializar a pesquisa desenvolvida.  - Terceira etapa - os grupos apresentarão os resultados obtidos pela pesquisa realizada no IV Congresso de Iniciação Científica Discente (mais de 50 temas pesquisados por alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos)