Pular para o conteúdo principal

Festival Latino-Americano de Teatro vai até 2 de maio

Data de Publicação: 23/04/2010 - 19:07

Por Marco Cavalcanti

No evento se apresentam artistas da Colômbia, Perú, São Paulo, Salvador e Uberlândia
A Diretoria de Cultura (Dicult) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza, até 2 de maio, o II Festival Latino-Americano de TeatroRuínas Circulares. Em oito espetáculos - iniciados no dia de 27 de abril - se apresentam artistas da Colômbia(Grupo Rapsoda Teatro, de Bogotá) Perú (Grupo Cuatrotablas, de Lima), São Paulo(Alexandre Roit / Rodrigo Matheus), Salvador (Grupo Oco Teatro), Uberlândia(Grupontapé de Teatro). O evento conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF) e da Fundação de Apoio Universitário (FAU). Como parte do festival acontecem o Seminário Nacional de Pesquisa em Teatro, oficinas, conferências, demonstrações técnicas, ensaio aberto e noites performáticas. As atividades estão sendo realizadas na UFU, no Teatro Rondon Pacheco, no Espaço CulturalBalé de Rua, nas praças Clarimundo Carneiro e Sérgio Pacheco, em Uberlândia. Asnoites performáticas acontecerão nos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio, às 22h30,no Espaço Cultural Veredas, com bar cultural, apresentações musicais, bandas deDJs, sarau poético, intervenções artísticas e performances. Também serãorealizadas apresentações no Conservatório Estadual de Ituiutaba. Veja osendereços e a programação abaixo. Programação: 27/049h - Oficina "Treinamento Psicofísico no trabalho do ator" com Diana Casas(Colômbia) Local: SESC Uberlândia 9h - Oficina "Criação Coletiva" com Carlos Zatizabal (Colômbia) Local: SESC Uberlândia 14h - Conferência de Abertura do Festival Ruínas Circulares e do Primeiro SeminárioNacional de Pesquisa em Teatro - "O Teatro Colombiano Contemporâneo" com CarlosZatizabal - Rapsoda Teatro (Colômbia) Local: Bloco 3M - Campus Santa Mônica - UFU 20h - Espetáculo "Rosita Contra Todo" - Rapsoda Teatro (Bogotá - Colômbia)Local: Espaço Cultural Balé de Rua 20h - Espetáculo "Arguedas: los rios profundos" CurtoTablas (Lima - Perú) Local: Conservatório Estadual de Ituiutaba 28/049h - Oficina "Treinamento Psicofísico no trabalho do ator" com Diana CasasLocal: SESC Uberlândia 9h - Oficina "Criação Coletiva" com Carlos ZatizabalLocal: SESC Uberlândia 14h - Seminário Nacional de Pesquisa em Teatro Comunicações OraisBloco 3M - Campus Santa Mônica - UFU 20h - Espetáculo "Antigona Actriz" - Rapsoda Teatro (Bogotá - Colômbia) Local: Espaço Cultural Balé de Rua 20h - Espetáculo "Ismaela" CuatroTablas (Lima - Perú) Local: Conservatório Estadual de Ituiutaba 29/049h - Oficina "Treinamento Psicofísico no trabalho do ator" com Diana CasasLocal: SESC Uberlândia 9h - Oficina "Criação Coletiva" com Carlos ZatizabalLocal: SESC Uberlândia 14h - Seminário Nacional de Pesquisa em Teatro Comunicações OraisBloco 3M - Campus Santa Mônica - UFU 17h - Demonstração Técnica - OCO TeatroBloco 3M - Campus Santa Mônica - UFU 20h - Espetáculo "Arguedas: Los Ríos Profundos" CuatroTablas (Lima - Perú) Local: Espaço Cultural Balé de Rua 30/049h - Oficina "Energia e Expressividade na construção do trabalho do ator" com RafaelMagalhães Local: SESC Uberlândia 09h - Oficina "Tecendo Partituras" com Luiz Alberto AlonsoLocal: SESC Uberlândia 14h - Seminário Nacional de Pesquisa em Teatro Comunicações OraisBloco 3M - Campus Santa Mônica - UFU 17h- Conferência de Encerramento "Pesquisa em Artes: Teatro" com Prof. Dr. Dilma deMelo e Silva (USP)Bloco 3M - Campus Santa Mônica - UFU 20h - Espetáculo "Ismaela" - CuatroTablas (Lima - Perú) Local: Espaço Cultural Balé de Rua 22h30 - Noites Performáticas Local: Espaço Veredas 01/059h - Oficina "Energia e Expressividade na construção do trabalho do ator" com RafaelMagalhãesLocal: SESC Uberlândia 9h - Oficina "Tecendo Partituras" com Luiz Alberto AlonsoLocal: SESC Uberlândia 16h - Espetáculo "Pelada na Rua" - Alê Roit (São Paulo - Brasil) Local: Praça Clarimundo Carneiro 20h - Espetáculo "Estranhas Galinhas" - Grupontapé (Uberlândia - Brasil) Local: Teatro Rondon Pacheco 22h30 - Noites Performáticas Local: Espaço Veredas 02/049h - Oficina "Tecendo Partituras" com Luiz Alberto AlonsoLocal: SESC Uberlândia 13h -Espetáculo "Quixote" - Alê Roit (São Paulo - Brasil) Local: Praça Sérgio Pacheco 16h - Ensaio Aberto "Galileu Galilei" Local: Bloco 3M, Campus Santa Mônica 20h - Espetáculo "Os Sonhos de Segismundo" OCO Teatro (Salvador - Brasil)Local: Teatro Rondon Pacheco 22h30 - Noites Performáticas Local: Espaço Veredas SERVIÇO: Valor do ingresso: R$10,00 (inteira) / Doadores de 1kg de alimento não perecívelpagam meia entrada. Horário de venda dos ingressos:Teatro Rondon Pacheco, a partir das 16h.Espaço Cultural Balé de Rua, a partir das 18h. Endereços: Teatro Rondon Pacheco - Rua Santos Dumont, 517 - Centro - Tel: 3235-9182.Espaço Cultural Balé de Rua - Av. João Pinheiro, 2865 - Bairro Brasil Tel: 3212-6162Espaço Veredas - Praça Tubal Vilela, 181 - CentroSESC Uberlândia - Rua Benjamin Constant, 844 - Bairro Aparecida DIA 27 DE ABRIL - TERÇA-FEIRAESPETÁCULO "ROSITA CONTRATODO" GRUPO RAPSODA TEATRO (BOGOTÁ - COLÔMBIA) LOCAL: ESPAÇO CULTURAL BALÉ DE RUA - 20hSINOPSE - Uma jovem camponesa colombiana que, para fugir da guerra, fantasiandotrabalhar e ter sapatos, vestidos e casa, migra para a Espanha. Ao chegar, ésubmetida à escravidão sexual. Matilde, uma repórter de renome, entrevista Rosita,clandestinamente. O editor do jornal de maior circulação, para o qual trabalhaMatilde, se nega a publicar a entrevista, pois afirma que nada mudará pelo fato dese publicar uma entrevista, e que perderiam a pauta publicitária do multimilionárionegócio da prostituição. O editor aceita, finalmente, publicar a entrevista em trêspartes. Publicam a primeira. O empresário do prazer ameaça o editor de retirar apublicidade. A repórter é ameaçada por telefone. Rosita é assassinada. "RositaContra Todo" começa com Rosita morta em uma cama de hospital. É um teatro de imagensque usa da dança, de sombras, de atuação, de máscaras, de poesia cênica para mostrara máquina econômica, política e cultural de um negócio e, também, um tema, atéagora, pouco explorado na cena teatral e que é o segundo maior negócio docapitalismo globalizado: a escravidão do século XXI, a escravidão sexual! DIA 28 DE ABRIL -QUARTA-FEIRAESPETÁCULO "ANTÍGONA ACTRIZ"GRUPO RAPSODA TEATRO (BOGOTÁ - COLÔMBIA)LOCAL: ESPAÇO CULTURAL BALÉ DE RUA - 20H SINOPSE - É uma versão colombiana para o mito de Antígona. Em meio a guerra pararoubar as terras dos camponeses, uma atriz e seus duplos vão pelos campos daColômbia, de povoado em povoado, buscando seu irmão perdido, seu irmão guerreiro. Aatriz arrasta um volume de pedras: "para enterrar-me", responde ao guarda que asurpreende no caminho. As pedras são para apresentar as histórias de Antígona, ajovem grega que enfrenta um tirano que impediu o sepultamento de seu irmão morto."Antígona Actriz" fala das mulheres camponesas colombianas que, desafiando o facãodos assassinos, enterram secretamente seus mortos massacrados. Fala da forçasobre-humana das mulheres que, desafiando a morte, buscam seus filhos e irmãosdesaparecidos. Mostra a resistência dos povos camponeses. DIA 29 DE ABRIL - QUINTA-FEIRAESPETÁCULO "ARGUEDAS: LOS RIOS PROFUNDOS" GRUPO CUATROTABLAS (LIMA - PERÚ) LOCAL: ESPAÇO CULTURAL BALÉ DE RUA - 20HSINOPSE - É uma leitura feita em coro, cantada e dançada, baseada em "Los RiosProfundos", o mais belo livro escrito por José María Arguedas. Penetrar no mundoArguediano é penetrar no assombroso mundo de sua literatura. Quatro atoresrepresentam um coro arguediano, tomando como inspiração o coro grego, criam o seupróprio coro andino e, através de suas ações cantadas e dançadas, interpretam oprotagonista Ernesto, um menino de treze anos. O adolescente Ernesto é movido pelosdescobrimentos do mundo e a relação complexa com seu pai. DIA 30 DE ABRIL - SEXTA-FEIRAESPETÁCULO "ISMAELA" GRUPO CUATROTABLAS (LIMA - PERÚ)LOCAL: ESPAÇO CULTURAL BALÉ DE RUA - 20H SINOPSE - A atriz encarna uma menina muda que aprendeu a falar e que, saindo dovelho guarda-roupa familiar, muitos anos depois, volta a viver a mesma história.Brinca com seus bonecos como apenas uma menina pode brincar, com verdade. E averdade de Ismaela reconstrói uma história cheia de fantasmas e personagens, ondepertencer a uma pátria inexistente continua sendo a angústia dos peruanos. Ismaela,com sua inocência perdida, pretende nos despertar da insônia. DIA 01 DE MAIO - SÁBADOESPETÁCULO "PELADA NA RUA" ALEXANDRE ROIT (SÃO PAULO - BRASIL)LOCAL: PRAÇA CLARIMUNDO CARNEIRO - 16HSINOPSE - A proposta do espetáculo é revelar ao mundo uma grande descoberta: ométodo que irá transformar um cidadão em um grande fenômeno do futebol, no maiorjogador do mundo. Da plateia são convocados os outros personagens fundamentais paraque aconteça essa "Pelada na Rua": o artilheiro, o goleiro, o bandeirinha e até astraves. Quem não vem para a cena, cumpre sua participação como torcida dessadivertida partida de futebol. DIA 01 DE MAIO - SÁBADOESPETÁCULO "ESTRANHAS GALINHAS" GRUPONTAPÉ DE TEATRO (UBERLÂNDIA - BRASIL)LOCAL: TEATRO RONDON PACHECO - 20HSINOPSE - A peça escrita por Fernando Limoeiro é inspirada no conto "Um senhor muitovelho com suas asas enormes", de Gabriel García Márquez e resgata traços dareligiosidade e da cultura popular mineira. Vivendo isoladas dos olhares do povo,três irmãs devotadas e seguidoras de São Roque, se vêem diante o imprevisível ebuscam em outros olhos, a cumplicidade de cada momento daquela semana de carnaval emSanto Antônio dos Conjurados. DIA 02 DE MAIO - DOMINGOESPETÁCULO "QUIXOTE" - UM ESPETÁCULO DE ALEXANDRE ROIT E RODRIGO MATHEUS (SÃO PAULO- BRASIL)LOCAL: PRAÇA SÉRGIO PACHECO - 13HO roteiro do espetáculo está apoiado em dois pilares fundamentais: de um lado, aestrutura dos palhaços clássicos, com suas rotinas cômicas inseridas no contexto dospersonagens, e do outro lado, a fidelidade a textos originais da obra de Cervantes,no que é possível ser fiel, a partir de tradução reconhecida - o espetáculo foi todobaseado na tradução de Eugênio Amado. Um Quixote insano que precisa de um Sanchopara manter-se conectado, de alguma maneira, no mundo real, e um Sancho limitado aoconcreto, para quem é imprescindível a janela para o onírico, oferecido por seuQuixote. A "desculpa" dessa trama é uma promessa: assim que o mundo for conquistado,as donzelas libertadas, o mal desfeito e as injustiças aplacadas, Sancho ganhará umailha de presente, para nela viver tranqüilo o resto de seus dias. Se o público tiversorte, esse dia nunca chegará! DIA 02 DE MAIO - DOMINGOESPETÁCULO - "OS SONHOS DE SEGISMUNDO"GRUPO OCO TEATRO (SALVADOR - BRASIL)LOCAL: TEATRO RONSON PACHECO - 20HSINOPSE - Centrado numa dramaturgia intertextual, "Os Sonhos de Segismundo" é umespetáculo que parte da investigação de cinco fontes escritas: 'A Vida é Sonho', deCalderón de La Barca; 'Cem anos de Solidão', de Gabriel Garcia Marques; TextosEscolhidos, de Eduardo Galeano; Literatura de Cordel e o Universo Literário de JorgeAmado. Como espaçosa praça do Grande Teatro do Mundo, seis trovadores se reencontramna sua cidade natal, Macondo, da qual tinham emigrado anos atrás na procura de umavida melhor. Ao fazer sua entrada percebem que a terra está morta, seca, cidadeestática, parada no tempo e uma imensa solidão. Convocam, através de um ritual, umser que habita a cidade para perguntar-lhe o que aconteceu na ausência deles. Contaque o príncipe (que será o libertador) está preso numa torre desde pequeno, pois opai (o rei) acreditou em falsas predições. Conta também que se tem criado na cidadeum jogo de Poder, onde todos querem alcançar o trono. Ao saber disto, os trovadoresdecidem fazer uma Revolução para mudar o curso da história de Macondo. Um grandetemporal acontece e a cidade seca se converte em mar. Os trovadores, depois daRevolução, se questionam sobre o que fazer e decidem começar a navegar, comSegismundo na proa, a procura dos seus sonhos. Compreendem que o mais importante éjamais perder os próprios sonhos. O espetáculo é um emaranhado cheio de metáforas,discursos entrelaçados e relações surpreendentes.  

A11y