HC-UFU realiza Semana da Amamentação

Data de Publicação: 30/07/2010 - 07:20

Por portal.dirco

“Iniciativa Hospital Amigo da Criança: Amamentação em apenas Dez passos !” este é tema da Semana da Amamentação que será realizada de 1º a 7 de agosto.  Criada em 1992, por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), a Semana Mundial de Amamentação é realizada anualmente em mais de 120 países. Em Uberlândia, o evento, que está em sua 12º edição, é organizado pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pelo Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Como parte da programação será realizado nos dias 3, 4 e 5 no saguão interno do HC-UFU, enfermarias do hospital, ambulatórios de Ginecologia e Pediatria e Pronto Socorro a apresentação dos 10 passos para o Hospital Amigo da Criança. De acordo com os organizadores, o objetivo é conscientizar as equipes de trabalho sobre a importância da iniciativa para o sucesso do aleitamento materno. O trabalho de divulgação será feito por estagiários do programa Disque Amamentação sob a orientação da médica Daniela Marques e da coordenadora técnica do Banco de Leite Humano, Ângela Oliveira. Ainda como parte da XII Semana da Amamentação haverá, no dia 06 de agosto, no Anfiteatro do Bloco 2 A, campus Umuarama, um mini-curso sobre aleitamento materno. O evento irá abordar temas como: “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, “Unidade Básica Amiga da Criança”, “Experiência da Implantação do IHAC no Hospital de Clínicas da UFMG”. O mini-curso será ministrado pela representante do Ministério da Saúde: Lílian Cordova do Espírito Santo; pelo presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciano Borges Santiago; pela professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Cândida Ferraz Bouzada e pelo presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria, Roberto Gomes Chaves.   Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)  A IHAC é um movimento mundial, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo UNICEF com objetivo de oferecer a todo bebê o melhor começo de vida possível, por meio de um ambiente onde a amamentação é prioridade. No HC-UFU várias ações incentivam, apóiam e promovem a amamentação. O incentivo inicia-se no pré-natal e continua no pós-parto por meio de palestras, reuniões e consultas individualizadas. As mães contam ainda com o apoio do Banco de Leite Humano.