UFU inaugura unidade do Siass

Data de Publicação: 09/08/2010 - 09:23

Por Marco Cavalcanti

A UFU e o Ministério do Planejamento inauguram no dia 12 de agosto, às 9h, na Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (DIRQS) a unidade do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS).
A cerimônia contará com a presença do reitor da UFU, Alfredo Júlio Fernandes Neto, do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, do diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Ministério do Planejamento, Sérgio Antônio Martins Carneiro e do pró-reitor de Recursos Humanos da UFU, Sinésio Gomide. Como Unidade Siass a UFU fica responsável pela execução das ações e atividades de prevenção a doenças, acompanhamento da saúde dos servidores e realização de perícia médica oficial para órgãos públicos federais da administração direta das cidades que compõem a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Por meio da Dirqs, a Universidade já iniciou os trabalhos como unidade Siass no módulo perícia médica. Para atender aos órgãos públicos federais de Uberlândia e da região a UFU está firmando acordos de colaboração - contratos que estabelecem as contrapartidas que serão oferecidas pelos órgãos à Universidade ao assumir a parte de saúde dos servidores dessas instituições. Durante a cerimônia de inauguração, no dia 12, serão assinados os três primeiros acordos de colaboração com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo (Ifet) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com a Dirqs, com a assinatura destes três acordos a Universidade será responsável pelo atendimento de mais 1500 servidores no módulo perícia médica. Além dos servidores do INSS de Uberlândia, a UFU estará atendendo as cidades de Araguari, Ituiutaba, Monte Carmelo, Campina Verde, Iturama, Prata e Tupaciguara. Ficará responsável, ainda, pelo atendimento dos servidores do Ifet de Uberlândia e de Ituiutaba e também pelos funcionários do Mapa de Uberlândia. Outros nove acordos estão em fase de negociação e devem ser fechados em breve. Com isso, a Universidade irá duplicar o número de servidores atendidos. Conforme informação da Dirqs, hoje a UFU atende cerca de cinco mil servidores e este número tende a se duplicar quando forem fechados todos os acordos de cooperação.         SIASS   Com o Decreto nº. 6.833/2009, que instituiu o Siass, o Ministério do Planejamento assumiu o papel estratégico na articulação das unidades de saúde do servidor. De acordo com o Ministério do Planejamento, as unidades de referência devem contar com equipes multiprofissionais que desenvolvam ações abrangentes e integradas, com otimização dos recursos humanos e com espaços físicos adequados às normas sanitárias.  A Universidade, que há 20 anos desenvolve ações na área de saúde ocupacional, possui uma estrutura que atende às exigências do governo federal e participou ativamente dos grupos de trabalho do Ministério do Planejamento, compostos por representantes de diversos órgãos públicos, para a elaboração do Siass.