UFU realiza “Festival Universitário de Teatro e Dança”

Data de Publicação: 24/08/2010 - 09:43

Por Marco Cavalcanti

Evento vai reunir, de 3 a 7 de setembro, companhias de teatro e dança de universidades brasileiras

De 3 a 7 de setembro, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai realizar o primeiro “Festival Universitário de Teatro e Dança”. Foram selecionadas para se apresentar 12 companhias de teatro de 11 universidades brasileiras. A abertura do festival ficará a cargo da convidada “Companhia dos Homens”, de Brasília, com o espetáculo “Inderna de Intão”, às 20h, na Sala de Encenação do Bloco 3M, no Campus Santa Mônica. Nos cinco dias do festival serão apresentados, em Uberlândia, nove espetáculos de teatro, e três de dança; três oficinas (de máscaras, de improviso, e de trabalho para o ator); uma mesa redonda com o tema “Os festivais de teatro universitário como espaço de formação” e uma palestra com o tema “Experiências de criação cênica”, com Jadranka Andjelic, da Sérvia. As apresentações acontecerão no Mercado Municipal, na Praça Sérgio Pacheco, na Praça Clarimundo Carneiro, no Bloco 3M (Campus Santa Mônica/UFU), na Escola Livre do Grupontapé e no Parque do Sabiá.Foram selecionadas companhias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), da Universidade de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Da UFU, foi selecionada a companhia “Autônomos de Teatro”, com o espetáculo “A megera domada”.Todas as apresentações das companhias das universidades passarão por uma “Análise dos espetáculos”, realizada por professores e profissionais convidados, no Bloco 3M, durante o evento. Nos dias 3 e 4, às 22h e no dia 7, às 23h, os participantes se reunirão no Centro Cultural Veredas (Praça Tubal Vilela, 181 – Centro), “Ponto de Encontro do Festival”.O “Festival Universitário de Teatro e Dança” é uma realização da Diretoria de Culturas (Dicult) da Pró-Reitoria de Extensão, Culturas e Assuntos Estudantis (Proex/UFU) com o apoio da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais (FAFCS).A programação completa, as sinopses dos espetáculos, informações sobre inscrições para oficinas podem ser obtidas no endereço eletrônico www.festufudeteatroedanca.blogspot.com.E-mail: festufudeteatroedanca@gmail.com.br / Tel: (34) 3239-4332. Endereço dos Espaços: Bloco 3M: Avenida João Naves de Ávila, 2121 – Campus Santa Mônica, UFUEscola Livre do Grupontapé: Rua Tupaciguara, 471 – Bairro N. S. AparecidaMercado Municipal: Rua Olegário Maciel, 255 – Centro Praça Sérgio Pacheco: s/nº  – Centro Praça Clarimundo Carneiro: s/nº  – CentroParque do Sabiá: Rua Haia, s/nº – Bairro Tibery Centro Cultural Veredas: Praça Tubal Vilela, 181 - Centro Ficha Técnica:Festival Universitário de Teatro e DançaOrganização Geral: Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis / Diretoria de Cultura / Irley MachadoFaculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais - Curso de TeatroComissão organizadora: Irley Machado (Dicult), Narciso Telles (FAFCS)Assessor Cultural: Alcides MelloProdução Executiva: Clebea Soares, Davi Miranda, Diego Lage, Maíra Rosa, Márcio Araújo.Comissão de Seleção dos espetáculos: Irley Machado, Mara Leal Kátia Lourenço (Grupontapé de Teatro), Produtora Cultural Elisa Helena Villela (Curso de Teatro/UFU).Analistas de Espetáculos: Fernando Aleixo, Luiz Humberlo Arantes, Ana Carolina Mundim, Jorge Graça Veloso, Tânia Alice Feix, Pita Belli.Comissão de apoio: Kalassa Lemos, Dirce Helena Benevides, Mário Piragibe, Camila Thiago Borges, Emiliano Freitas.Comissão de Seleção dos Anjos: Rosimeire Gonçalves dos Santos, Fátima Antunes (Yaska).