Capes reconhece qualidade dos cursos de Pós-graduação da UFU
Data de Publicação:
25/10/2010 - 09:16
Por
Marco Cavalcanti
Sete programas melhoraram o desempenho na Avaliação Trienal realizada pela Capes
Os Programas de Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PPG/UFU) tiveram sua qualidade reconhecida. O resultado da Avaliação Trienal, referente aos anos de 2007 a 2009, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e divulgada em setembro deste ano, aponta a melhoria na qualidade dos cursos de mestrado e doutorado.
Sete programas melhoraram de conceito e nenhum teve perda de nota no comparativo com a análise realizada em 2007 e relativa ao período de 2004 a 2006. Engenharia Química e Imunologia e Parasitologia Aplicadas conseguiram conceito 5, enquanto Ciência da Computação, Ciências da Saúde, Genética e Bioquímica, Letras e Odontologia foram avaliadas com nota 4. Todos eles subiram um degrau na avaliação da Capes.
Dos 28 Programas de Pós-graduação ofertados pela UFU, 26 foram avaliados. Os programas de Biologia Vegetal e Ciências Sociais, aprovados recentemente, não participaram da Avaliação Trienal e mantiveram as notas iniciais recebidas na aprovação dos respectivos cursos de mestrado.
Para o reitor Alfredo Julio Fernandes Neto o resultado está diretamente relacionado a diversas ações de capacitação e aprimoramento dos pesquisadores. “Nós estamos investindo, dando apoio e condições para aumentar o intercâmbio nacional e internacional”, enfatiza.
Nas próximas avaliações a tendência é de melhoria, pois alguns programas foram criados em 2009 e 2010 e não puderam apresentar resultados relacionados aos fatores analisados pela Capes, como: produção técnica, número de defesas de mestrado e doutorado e tempo de titulação, número de artigos publicados em periódicos reconhecidos internacionalmente. “Cinco cursos ainda não mantiveram um ciclo de seis anos na avaliação, para ter uma evolução”, lembrou o reitor.
Entenda a Avaliação
Os programas que oferecem somente curso de mestrado foram avaliados com notas de 1 a 5, e os que possuem também habilitação para doutorado a pontuação pode chegar até 7. As notas 1 e 2 significam desempenho fraco, inclusive não obtendo renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado e doutorado. A nota 3 constitui desempenho regular, nota 4, bom e 5, alto nível. As notas 6 e 7 denotam excelência internacional.
Confira aqui a pontuação recebida pelos Programas de Pós-graduação da UFU.
Veja também:
Engenharia Mecânica é referência internacional