UFU vence competição nacional de Aerodesign

Data de Publicação: 28/10/2010 - 06:38

Por portal.dirco

Equipe Tucano, da Engenharia Mecânica, irá disputar etapa mundial em 2011
A equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, foi a campeã pela Classe Regular da XII Competição SAE BRASIL AeroDesign. A competição terminou no domingo, 24/10, em São José dos Campos, SP. O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 455.1 pontos na classificação geral, ao transportar 13.950 kg. O projeto foi coordenado pelo professor Rafael Ariza Gonçalves, da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU. A competição contou com 96 equipes. Destas, 73 inscreveram-se na Classe Regular, 7 na Classe Aberta, e 16 na Classe Micro. O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, realizado pela SAE   BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), por meio de sua Seção São José dos Campos. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.  Esta não é a primeira vez que a equipe se destaca em competições, em 2005 alcançou o 2° lugar nacional, obtendo o direito de disputar o título internacional no ano seguinte. Em 2006 conquistou o 2° lugar na Competição Internacional, realizada nos Estados Unidos, e em 2007 obteve o 3o lugar nacional. Com o resultado obtido no final de semana, a equipe disputará, em abril de 2011, o título mundial nos Estados Unidos. “Neste evento são colocados em prática conhecimentos de engenharia, buscando soluções tecnológicas que poderão ser usadas em aeronaves reais. Outro aspecto importante é o trabalho em equipe, não só na fase de projeto, como na construção e solução de problemas de última hora, que acontecem durante a competição”, ressalta Ariza.