Relações Internacionais é tema de Semana Acadêmica

Data de Publicação: 05/11/2010 - 09:40

Por Marco Cavalcanti

Evento acontece de 8 a 12 de novembro no Campus Santa Mônica
De 8 a 12 de novembro o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove a II Semana Acadêmica de Relações Internacionais. Com o tema “Países emergentes e a ordem internacional contemporânea”, o evento objetiva fomentar o debate sobre a pesquisa e a prática entre profissionais e estudiosos da área. A Semana Acadêmica também visa institucionalizar, no Triângulo Mineiro, mais uma espaço para o diálogo em Relações Internacionais no Brasil. As atividades serão realizadas nos blocos 3Q e 5O, no Campus Santa Mônica. Entre elas, as palestras “Novos arranjos de cooperação: BRIC”, com o embaixador Gilberto Moura (diretor do Departamento de Mecanismos Regionais do Ministério de Relações Internacionis) e “Cooperação cultural Brasil-China”, com Shu Jiamping, conselheiro cultural da Embaixada da República Popular da China no Brasil. Também estão programadas outras duas palestras com os temas “Crise financeira internacional e taxa de câmbio: Dilemas e perspectivas para economias emergentes”, com Flávio Vilela Vieira (Instituto de Economia / UFU) e “A política externa brasileira e as coalizões Sul-Sul”, com Janina Onuki (Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo). A programação também inclui um workshop com o tema “Organização de simulações de Organizações Internacionais”, três mesas redondas (“Recursos hídricos internacionais”, “A política externa de países emergentes” e “Governo Lula: Que legado?”) e apresentação de trabalhos de alunos do curso de Relações Internacionais. Faz parte do evento, ainda, uma exposição, no saguão da Reitoria, sobre o Teatro de Sombras da China. São painéis que contam a história dessa arte chinesa, instrumentos musicais, marionetes, totalizando mais de 40 peças. Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico http://sites.google.com/site/semanariufu ou pelo telefone (34) 3239-4167.