Começa na UFU o Programa Pró-Letramento

Data de Publicação: 17/02/2011 - 08:01

Por portal.dirco

Curso é destinado a professores do ensino fundamental e tem a duração de oito meses

Começou na segunda-feira, 14/02, e vai até sexta-feira, 18/02, o primeiro módulo do Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Pró-Letramento, realizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU), em parceria com o MEC e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - Proex. Nesse primeiro momento, o curso de aperfeiçoamento está sendo ministrado para 114 tutores que posteriormente, repassarão aos aproximadamente 2.640 professores cursistas, de 45 municípios da região. “Formamos os tutores nas áreas de Matemática, Alfabetização e Linguagem. Quando retornarem aos seus municípios, os tutores  desenvolverão atividades com os professores”, explica a coordenadora geral do Programa na UFU, professora Marília Villela de Oliveira. O Programa é realizado pelo MEC, em parceria com as Universidades Federais e Sistemas Municipais e Estaduais de Educação. O objetivo, segundo a coordenadora, é contribuir com a melhoria da qualidade de educação, nas áreas de Matemática e Alfabetização e Linguagem, por meio da formação continuada dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. O Programa, dividido em quatro módulos, tem carga horária de 120 horas. O trabalho dos tutores, professores selecionados pelos municípios, é acompanhado pelos formadores da UFU e do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz – Cemepe, da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia. “O foco é saber o que o professor faz na sala de aula e pensar junto aos tutores como sua prática pode ser ressignificada, a partir do aprendizado e experiências vividos com os tutores”, ressalta Marília. Até a próxima sexta-feira os tutores participam das aulas no bloco “D”, salas 204 e 207, no campus Santa Mônica. Mais informações no telefone (34) 3239 4163.