Obra de Candido Portinari é tema de publicação de historiadora da UFU

Data de Publicação: 14/03/2011 - 07:39

Por Marco Cavalcanti

Lançamento do livro “O Café de Portinari na exposição do mundo português: modernidade e tradição na imagem do Estado Novo brasileiro”, de Luciene Lehmkuhl, acontece nesta terça, 15 de março, no Cdhis
Será lançado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu), nesta terça-feira, 15 de março, o livro “O Café de Portinari na exposição do mundo português: modernidade e tradição na imagem do Estado Novo brasileiro”. A obra, de 270 páginas, é de autoria de Luciene Lehmkuhl, professora do Instituto de História da UFU. A cerimônia de lançamento acontecerá no Centro de Documentação e Pesquisa em História (Cdhis), localizado no bloco 1Q, no Campus Santa Mônica. Sinopse: O livro de Luciene Lehmkuhl adentra a Exposição do Mundo Português e desvela o momento da cultura brasileira. O "Café" permite perceber a inserção do quadro de Portinari numa esfera estética que passaria a ser dominante naquele período: a representação do mundo real, cujas distorções conscientes na tela oferecia um retrato da sociedade brasileira e seus traços sugeriam o estabelecimento de um novo estágio histórico.