Parceria viabiliza formação para alunos de escola pública

Data de Publicação: 08/04/2011 - 12:59

Por Rita Ferreira

Curso Técnico em Meio Ambiente é ofertado pela Escola Técnica de Saude (ESTES/UFU)
Estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual de Uberlândia (Museu) poderão, a partir deste ano, optar pela formação técnica em Meio Ambiente. A oportunidade é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Secretaria Estadual de Educação, que visa a formação de profissionais em recursos naturais, para atuar na intervenção ambiental e auxiliar no planejamento de empreendimentos sustentáveis. O Curso Técnico em Meio Ambiente é ofertado pela Escola Técnica de Saúde (ESTES) da UFU, por meio de uma estrutura curricular integrada, que combina disciplinas de formação comum (Matemática, Química, Física, Biologia, etc.) com disciplinas técnicas (gestão ambiental, legislação, química ambiental e outras). Ao final dos três anos de duração do curso, o estudante receberá, além do certificado de conclusão do ensino médio, um certificado de Técnico em Meio Ambiente, credenciado junto ao CREA-MG. Entre as atividades que o profissional poderá desempenhar, estão a emissão de pareceres, que visam a proteção e recuperação da natureza, a promoção de projetos de educação ambiental e o monitoramento de águas e efluentes. As primeiras aulas práticas aconteceram no Parque do Sabiá, no sábado, dia 2, reunindo professores do Museu e da ESTES, de diferentes disciplinas. A experiência propiciou, aos alunos, maior percepção sobre a importância das áreas verdes no contexto urbanístico da cidade. O professor Paulo Sérgio da Silva, coordenador do curso, defende as aulas práticas como um eficiente recurso para promover, no aluno, sua capacidade de associar o conteúdo adquirido em sala de aula com a realidade.     Sobre a ESTES A Escola Técnica de Saúde (ESTES) existe há quase 40 anos, tendo sido integrada à UFU, em 1981, após a federalização da Instituição. Sua missão é a oferta de educação profissional de nível técnico, por meio de cursos e programas, dentro do eixo tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança. A ESTES oferece cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem, Prótese Dentária e Saúde Bucal; cursos emergenciais para Habilitação em Técnico em Análises Clínicas e em Enfermagem; e, a partir de 2011, os cursos técnicos em Controle Ambiental e em Meio Ambiente, esse último articulado com a Superintendência Regional de Ensino, na modalidade Profissionalização de Jovens e Adultos (Proeja). A ESTES está localizada na Av. Amazonas, bloco 4K, sala 23, do Campus Umuarama. O telefone para contato é (34) 3218-2318.