UFU vai premiar pesquisadores

Data de Publicação: 19/05/2011 - 10:38

Por Marco Cavalcanti

“Prêmio destaque UFU em pesquisa”, “Prêmio UFU de teses” e “Prêmio UFU de dissertações” estão com inscrições abertas

O Conselho de Pesquisa e Pós-graduação e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) lançaram dois editais que regulamentam o “Prêmio destaque UFU em pesquisa”, o “Prêmio UFU de teses” e o “Prêmio UFU de dissertações”. O objetivo é distinguir e divulgar os pesquisadores da Instituição por seus trabalhos em 2009 e 2010 e as teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-graduação da Universidade em 2010. As inscrições podem ser feitas de 10/05/2011 a 10/06/2011. Serão premiados os melhores trabalhos selecionados em cada uma das seguintes grandes áreas: a) Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; b) Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; e c) Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Conforme as normas do edital, os pesquisadores indicados ao Prêmio devem estar lotados no quadro de servidores da Universidade e deverão ser avaliados de acordo com os seguintes critérios: I – produção científica, cultural e artística nos anos civis de 2009 e 2010; e II – originalidade dos trabalhos desenvolvidos no período e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. Para a premiação das teses e dissertações, elas devem atender aos seguintes critérios: I – estarem disponíveis no banco de teses e dissertações da UFU; II – terem sido defendidas nos Programas de Pós-graduação da UFU ano civil de 2010; e III – terem sido defendidas no Brasil, mesmo em casos de co-tutela ou outras formas de dupla diplomação. Cada Unidade Acadêmica (ou Administrativa) poderá inscrever até dois pesquisadores ao “Prêmio Destaque UFU em Pesquisa”. Já para os “Prêmio UFU de Teses” e “Prêmio UFU de Dissertações” cada Programa de Pós-Graduação poderá inscrever apenas uma tese e uma dissertação. Para as indicações e premiações, deverão ser formadas comissões, conforme o edital. Além de certificado e medalha, a premiação inclui auxílio financeiro de até R$ 8 mil para os pesquisadores, autores e orientadores participarem de congresso ou para aquisição de insumos para pesquisa.   Veja o cronograma:   Atividade Data Lançamento do Edital 10/05/2011 Período para recebimento das indicações 10/05/2011 a 10/06/2011 Análise técnica dos documentos 11/06/2011 a 13/06/2011 Análise pelas Comissões de Premiação 14/06/2011 a 18/06/2011 Publicação dos resultados 20/06/2011 Entrega dos Prêmios 30/06/2011   Mais informações e os editais completos estão disponíveis no endereço eletrônico da PROPP: www.propp.ufu.br.