Estudantes do curso de Música da UFU são premiados

Data de Publicação: 21/06/2011 - 05:51

Por portal.dirco

Os estudantes do curso de Bacharelado em Violão, do curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Renato Mendes e Éder Wilker, foram premiados durante o VI Concurso de Violão do Conservatório Villa-Lobos, realizado pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO), no dia 11 de junho, em Osasco, São Paulo. Éder Wilker foi premiado com uma menção honrosa, na categoria 17 anos, apresentando duas composições: La Catedral, 3º movimento, Allegro Solemne de Augustin Barrios Mangore e Etude nº 3 opus 60, de Matteo Carcassi. Renato Mendes foi premiado com o terceiro lugar, na categoria “sem limite”, apresentando as obras: Prelúdio nº 05 do compositor Heitor Villa Lobos e Adágio e Fuga da Sonata BWV 1001, do compositor Johann Sebastian Bach. O estudante Renato Mendes concorreu com outros 16 candidatos, de diversas Instituições do país. “Para mim, esta premiação foi um estímulo e uma experiência enriquecedora. Por meio dela, entrei em contato com violonistas da minha idade”. Esta é a segunda premiação que o estudante recebe. Em 2006, em Uberlândia, ainda no primeiro semestre da Faculdade, o Mendes obteve a segunda colocação, durante o 1º Concurso Estadual de Cordas Dedilhadas. Para Éder Wilker, que concorreu com outros 11 candidatos, a conquista foi muito importante. “Foi bom para eu saber como está o nível do violão no Brasil e na minha idade, e entender como os concursos funcionam. Além de ajudar na escolha entre licenciatura e bacharelado”, salientou. O VI Concurso de Violão é destinado aos estudantes de escolas, faculdades, universidades de música, ou de professores particulares. Tem como objetivo estimular o estudo do instrumento e fomentar a prática de apresentações dos alunos em público. Os participantes do Concurso participaram em uma das categorias: Violão Erudito e Violão Instrumental Popular. O júri foi composto por professores convidados, de renome no meio musical.