UFU concede título de Doutor Honoris Causa a personalidades

Data de Publicação: 29/08/2011 - 15:15

Por portal.dirco

José Graziano e Reinaldo Andraus receberão a honraria
Em reunião na última sexta-feira, 26 de agosto, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) outorgou o título de Doutor Honoris Causa a Reinaldo Campos Andraus (foto), diretor da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU) e a José Graziano, Diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Reinaldo Andraus nasceu em 1945. Possui graduação em Ciências Contábeis e em Economia pela UFU (1970), e especialização em Administração Pública pela Cesa França (1987). Professor de Finanças, ele leciona na UFU desde 1975, sendo pró-reitor de Graduação de 1985 a 1988. Desde 1999, Andraus é diretor da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU). Entre as principais contribuições para a UFU se destacam a sua participação na criação e expansão do Campus Santa Mônica, na aprovação das Faculdades de Odontologia e de Agronomia. A Andraus também se atribui a criação de oito cursos de MBA, com elevado reconhecimento no mercado e dos cursos de Gestão Pública e de Gestão da Informação. José Graziano da Silva nasceu em 1949. É licenciado em Agronomia, Mestre em Economia e Sociologia Rural pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Concluiu dois pós-doutorados, um sobre Estudos Latinoamericanos, pela University College de Londres, e outro em Estudos Ambientais, pela Universidade de Califórnia, Santa Cruz. Desde o ano de 2006, ocupava o cargo de Subdiretor-Geral da FAO e Representante Regional para América Latina e Caribe. Em junho deste ano, foi eleito Diretor-Geral da entidade. José Graziano possui destacada trajetória profissional vinculada às áreas de segurança alimentar, agricultura e desenvolvimento rural. Ressalta-se sua importante contribuição como Ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome (governo Lula), com a responsabilidade de implementar o programa Fome Zero. Outras informações: www.grazianodasilva.org. Conforme o estatuto da UFU, o título de “Doutor Honoris Causa”, é concedido à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol da cultura, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. A outorga dos títulos será feita em sessão solene em data a ser marcada.