Projeto da UFU leva produção artística à comunidade

Data de Publicação: 23/09/2011 - 10:45

Por portal.dirco

Acontece neste fim de semana, na sede da ONG Periferarte, bairro Canaã, em Uberlândia, uma ação prática do grupo artístico “Extenso Estêncil”, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Por meio do Projeto de extensão “Arte e Comunidade”, ligado a Pro - Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos estudantis (PROEX/UFU), vários alunos e professores conseguiram agregar e envolver pessoas da comunidade numa intervenção urbana em prol de uma cidade mais bonita. Ao longo de cinco meses, o público aprendeu gratuitamente o desenho, cor, composição e finalmente a técnica do estêcil, em oficinas teóricas ministradas por artistas renomados. Agora, é hora de colocar em prática tudo o que foi ensinado.  Crianças, adolescentes, professores, alunos, profissionais e aprendizes se unem para pintar um muro do bairro. Será nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Com o slogan: “Vamos pintar o mundo?”, os membros da comunidade se transformam em multiplicadores de arte e esperança. Um convite para um espaço mais colorido e mais alegre, não só fisicamente, mas na vida de cada um. Esta é só a primeira de uma série de atividades práticas previstas.  A coordenadora do projeto, Moema Torres, é graduada pela UFU e, atualmente, trabalha em São Paulo com a Artista Plástica, Mônica Nador, no Ateliê Arte nas Cotas, o mais importante grupo de estêncil que atua com a comunidade no Brasil.   SERVIÇO: O que? Ação “Vamos pintar o mundo?” Quando? 23 e 24 de setembro – 14h00 25 de setembro – 13h Onde?  Sede da ONG Periferarte - Av. Jericó, 1490 Bairro Canaã - Uberlândia Promoção: Projeto “Arte e Comunidade – Estêncil para intervenção Urbana”