Alunos de jornalismo lançam rádio na web

Data de Publicação: 29/09/2011 - 05:35

Por portal.dirco

Ainda em fase experimental, veículo vai divulgar ciência e música independente
Na próxima sexta-feira, 30/09, uma mesa mesa-redonda vai marcar criação da Rádio IN, veiculada na internet e produzida por alunos do curso de Comunicação Social / Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria com a rede de trabalho coletivo Circuito Fora do Eixo. O evento vai discutir as “Experiências radiofônicas na web” e terá a participação do diretor-geral da Rádio UFSCar, Ricardo Rodrigues, do gerente da Rádio Universitária da UFU, Jorge Chamberlaim, de Victor Maciel, da Rádio Livre Fora do Eixo e de Sandra Garcia, professora de radiojornalismo da UFU e coordenadora do projeto da Rádio IN. A Rádio IN utiliza software livre e já está em operação, 24 horas por dia, em fase experimental no endereço www.jornalismo.faced.ufu.br. Nesta etapa inicial, músicas do circuito independente e de artistas da região ocupam 100% da programação. No entanto, o objetivo é introduzir conteúdo jornalístico, como entrevistas e reportagens esportivas e científicas. Conforme explica a professora Sandra Garcia, a rádio nasceu de um projeto para a divulgação científica. A partir da parceria entre o Circuito Fora do Eixo, que estimula a produção cultural fora do eixo Rio-São Paulo, a Rádio IN também vai atender a uma demanda de divulgação de músicos independentes e artistas regionais. “Abrir uma rádio laboratorial permite novas linguagens que as rádios comerciais não permitem”, afirma Sandra Garcia. A mesa-redonda terá início às 9 horas, no auditório do Bloco Y, do Campus Santa Mônica. As inscrições podem ser feitas a partir de um formulário, disponível em www.baixa.la/arquivo/6077089, que deve ser enviado para o e-mail radio.in.ufu@gmail.com.