Professores da UFU lançam livro pioneiro

Data de Publicação: 29/09/2011 - 06:13

Por portal.dirco

Obra aborda principal mecanismo para preservação da biodiversidade
Foi lançado, no dia 20 de setembro, durante o X Congresso de Ecologia do Brasil, ocorrido em São Lourenço (MG), o livro “Ecologia das interações plantas-animais – Uma abordagem ecológico-evolutiva”, de autoria dos professores Kleber del Claro e Helena Maura Torezan-Silingardi, ambos do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A obra, editada pela Technical Books, foi idealizada durante 20 anos e precisou de mais de três anos para ficar pronta. Com textos atualizados, contou com a colaboração de pesquisadores do Brasil e do exterior. “Os melhores pesquisadores do mundo no assunto estão no livro”, afirma del Claro. Segundo o autor, é a primeira obra do gênero no Brasil e em língua portuguesa. A publicação tem cunho didático e é dirigido a alunos de graduação e pós-graduação que estudam biologia, mas também é de interesse de quem se preocupa com a conservação dos recursos naturais. “Hoje em dia, a ecologia de interações é o principal mecanismo para a preservação da biodiversidade”, observa del Claro. São 369 páginas com 134 pranchas coloridas e em papel especial. Os 16 capítulos são divididos em quatro partes. Nas duas primeiras, são abordados os aspectos gerais e introdutórios às relações plantas-animais (“Quando predominam os antagonismos” e “Quando predomina a cooperação”). A terceira e a quarta, foram divididas em “Exemplos especiais em interações tropicais” e “Sínteses e perspectivas futuras no estudo de interações plantas-animais”. “Por mais de uma década sentimos a necessidade de uma obra como essa para nossos alunos de graduação e pós, a mais completa e atualizada possível num assunto básico para a conservação e estudo dos ecossistemas naturais, especialmente dos trópicos”, afirmam os autores. Para baratear o custo final do livro, os autores abriram mão dos direitos autorais e fecharam um acordo com a editora para que o livro seja vendido em até 10 vezes sem juros. Durante o lançamento, foram vendidos 400 exemplares. A aquisição do livro pode ser feita durante o XXIX Encontro de Etologia, (estudo do comportamento animal) que será realizado na UFU, de 8 a 12 de outubro. No site da editora (www.tblivraria.com.br) o exemplar é vendido a R$ 110,00. Clique aqui e leia o Prefácio do livro.