Congresso discute comportamento animal

Data de Publicação: 06/10/2011 - 06:58

Por portal.dirco

XXIX Encontro Anual de Etologia acontece de 8 a 11/10, no Campus Umuarama
Correr, pular, caçar, mudar de cor, rosnar ou até mesmo ficar parado, sem fazer nada, são comportamentos de um animal. Para informar e trocar informações sobre esse tema pesquisadores do Brasil e do exterior estarão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de 8 a 11 de outubro, participando do XXIX Encontro Anual de Etologia (Congresso Brasileiro de Comportamento Animal). A conferência de abertura, com o tema “Perspectivas e políticas para o desenvolvimento da etologia e da ecologia comportamental no Brasil”, acontecerá no domingo, dia 8, às 18h30. Ela será proferida por Kleber del Claro, professor do Instituto de Biologia da UFU, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt), e autor do livro "Comportamento Animal, uma introdução à ecologia comportamental". O evento começa, entretanto, no sábado, dia 8, quando serão ministrados minicursos. Durante os quatro dias, o comportamento dos animais, estudado pela etologia, também será abordado em workshops, simpósios, mostra de documentários e exibição de painéis. As atividades serão realizadas nos blocos 2A e 4K, no Campus Umuarama. O XXIX Encontro Anual de Etologia é uma realização da UFU, da SBEt, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade de São Paulo (USP), com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O formulário para inscrições, que devem ser feitas antecipadamente, a programação completa e outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico www.eae29.ib.ufu.br.