“Congadas Desenhantes” incentiva a divulgação cultural

Data de Publicação: 06/10/2011 - 13:38

Por portal.dirco

Evento que acontece neste domingo, 09/10, marca o encontro entre desenhadores da tradição do Congado de Uberlândia
No próximo domingo (9/10), dia da Festa da Congada de Uberlândia, o Museu Universitário de Arte (MUnA), da Universidade Federal de Uberlândia, estará promovendo o Congadas Desenhantes 2011. Os organizadores convidam artistas, estudantes e professores a registrarem, por meio de desenhos, fotografia ou filmagens, a tradição do congado de Uberlândia.  Trata-se de uma proposta que além de propiciar diferentes maneiras de conhecer as Congadas, também abre espaço para que as Congadas conheçam os artistas que os desenham, fotografam e filmam. O projeto foi idealizado pelo artista e educador Glayson Arcanjo, professor da Universidade Federal de Goiás e ex-aluno e professor da UFU. Em sua 3ª edição, o projeto já carrega em seu currículo exposições na Galeria Ido Finotti, no Museu Universitário de Arte, no Centro Cultural Graça do Aché, além, de duas publicações em parceria com o grupo de pesquisa Interculturalidade e Poéticas de Fronteira (In-front).  Partindo da experiência de um contato respeitoso e que leva em conta conhecimentos pertencentes ao saberes tradicionais e acadêmicos, este projeto é um exemplo de formas de convívio e de produção harmoniosa entre culturas. Programa 2011 •        A expedição de artistas visuais sairá do Museu Universitário de Arte, no domingo, às 9 horas , após uma conversa com Glayson Arcanjo, coordenador do projeto. •        Os participantes devem trazer seus materiais de desenho, fotografia ou filmagem. •        Às 16 horas os participantes retornam ao Museu para compartilhar os registros realizados e pensar em desdobramentos para o trabalho. Todos os participantes receberão certificado. As inscrições serão realizadas no dia e são gratuitas. Partida: Museu Universitário de Arte (MUnA) - ‪Praça Cícero Macedo, 309 – Fundinho  / Tel.: (34) 3231-7708.