Sustentabilidade das Profissões da Área Rural é tema de evento na UFU

Data de Publicação: 11/10/2011 - 05:44

Por portal.dirco

Universidade sedia a 51ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS), o 6º Congresso de Educação Agrícola Superior e o 6º Fórum de Educação Agrícola Superior
A Universidade Federal de Uberlândia sedia de 12 a 14 de outubro, a 51ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS), o 6º Congresso de Educação Agrícola Superior e o 6º Fórum de Educação Agrícola Superior. Com o tema “A Sustentabilidade das Profissões da Área Rural e a Inovação Tecnológica nas Ciências Agrárias”, o encontro tem como objetivo reunir os profissionais da área de Ciências Agrárias e docentes do ensino superior em áreas afins, além de discutir problemas e soluções referentes à área educativa das ciências agrárias e a importância das profissões da área rural, no atual cenário sócio-educativo. A reunião será no Anfiteatro do Bloco 3 Q, no campus Santa Mônica. “Este Sexto Congresso e a 51ª Reunião da ABEAS visam estreitar o relacionamento entre as Instituições de Ensino Superior e os conselhos de classe, como Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA)”, ressalta o professor Fernando Cezar Juliatti, do Instituto de Ciências Agrárias da UFU e presidente da ABEAS, desde janeiro de 2011. O professor chama atenção, ainda, para as discussões em torno da área acadêmica, tendo em vista que, pela primeira vez, estarão sendo discutidos o papel das Instituições de Ensino Superior (IES), nas Ciências Agrárias; o projeto pedagógico e as diretrizes curriculares para fazer frente a inovação tecnológica. “Este evento visa ajustar os projetos pedagógicos, frente aos desafios, para os atuais e futuros profissionais, buscando aumentar a interação entre a Academia e o sistema profissional”, destaca.   Ainda, durante o evento serão abordados o Código Florestal Brasileiro, a inovação tecnológica no setor agrícola e a extensão rural. A abertura contará com a presença do Secretário Nacional de Educação Superior, Luis Cláudio Costa, que fará palestra sobre “O Perfil do Profissional do século XXI e as Ciências Agrárias”. Na programação, estão incluídos painéis, apresentações de trabalho e debates, bem como, a elaboração da “Carta de Uberlândia”, que será encaminhada ao Ministério de Educação e ao CONFEA. As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de outubro, pelo endereço eletrônico www.abeas.com.br, ou, no dia 13 de outubro, durante o evento.