Livro de professor da UFU é distribuído pelo MEC

Data de Publicação: 13/10/2011 - 12:44

Por portal.dirco

Obra sobre prótese ortodôntica é enviada a universidades e escolas técnicas
O livro Prótese ortodôntica: teoria e prática, de autoria do professor Francisco José Guimarães de Freitas, da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (ESTES/UFU), foi escolhido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) para compor a coletânea Novos autores da EPT - Educação Profissional e Tecnológica. Universidades e escolas técnicas de todo o Brasil participaram do processo seletivo. Dois mil exemplares, financiados pelo MEC, foram enviados, gratuitamente, a 40 universidades e 26 escolas técnicas, integrantes da rede pública de ensino. Para o professor Francisco José, do curso de Prótese Dentária, há pouco material didático nessa área. “Há uns quatro anos, quando tentei comprar um livro, a edição estava esgotada e o preço chegava a 600 reais”, explica. Segundo Francisco José, a Ortodontia é uma das áreas mais promissoras da Odontologia. Ele chama a atenção para quem pensa em seguir a profissão. “Parte dos problemas é determinada geneticamente, portanto, nada pode ser feito no campo da prevenção para evitar um mal que acomete hoje milhares de pessoas”, enfatiza.   O livro, além de trazer descrições sobre aparelhos ortodônticos, aborda questões como hábitos de postura e de mastigação, respiração bucal e bruxismo (ruído e movimento de atrito entre dentes sem propósito funcional). Autor também da obra Prótese parcial removível: teoria e prática, o professor Francisco José, em parceria com a professora Terezinha Rezende Carvalho de Oliveira, prepara-se para lançar Prótese total convencional: enfoque laboratorial. O terceiro livro deverá ficar pronto em 2012.