UFU promove workshop sobre tecnologias de produção de fertilizantes

Data de Publicação: 18/10/2011 - 06:13

Por portal.dirco

Encontro vai debater temas como reservas de fosfatos e eficiência em mercados
Reservas de fosfatos e recursos, eficiência em mercados globais, tecnologias inovadoras para a produção de ácido fosfórico e fontes convencionais e alternativas são alguns dos temas que serão debatidos durante o II Workshop sobre Tecnologias de Produção de Fertilizante. O evento vai reunir pesquisadores, estudantes e profissionais do setor nos dias 20 e 21 de outubro, no Center Convention de Uberlândia. As inscrições podem ser feitas até 19 de outubro, no site www.cefert.feq.ufu.br (veja também a programação). No encontro, organizado pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia (FEQ/UFU), estão previstas palestras com nomes reconhecidos no cenário internacional, como Terry Tindall, da Simplot, empresa fabricante de fertilizantes nos Estados Unidos, e Steven Van Kauwenbergh, um dos principais cientistas do IFDC (International Center for Soil Fertility and Agricultural Development), organização pública internacional que procura aumentar e manter a segurança alimentar e da produtividade agrícola em mais de 100 países por meio do desenvolvimento e transferência de tecnologia eficaz e ambientalmente saudável dos fertilizantes. CEFert A realização do workshop é resultado de ações planejadas pelo Centro de Excelência em Fertilizantes (CEFert), que compõe o conjunto de projetos estruturadores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. A proposta  do centro é consolidar a liderança do Estado no desenvolvimento sustentável de setores considerados estratégicos. O CEFert procura organizar e fortalecer as estruturas geradoras de conhecimento, tecnologias, formação de recursos humanos e prestação de serviços, para a promoção do desenvolvimento sustentável de toda a cadeia de fertilizantes.  UFU A Universidade é a instituição gerenciadora do CEFert. Os projetos reúnem pesquisadores das faculdades de Engenharia Química (produção de fertilizantes), Agronomia (aplicação dos fertilizantes) e Gestão e Negócios (ações no mercado) da UFU e profissionais da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais  (FAPEMIG). Durante o workshop, os participantes poderão sugerir diretrizes para a elaboração do Plano Diretor da  CEFert.