UFU realiza I Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica

Data de Publicação: 18/10/2011 - 15:36

Por portal.dirco

Evento valoriza interesse de jovens pela ciência
Até sexta, 21/10, acontece o I Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento que é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Ao todo, 745 estudantes vão apresentar os trabalhos da Iniciação Científica Junior, Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.  Esta é a primeira vez, que numa única ocasião a UFU, agrega tantos programas. Um dos objetivos é valorizar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, contribuindo para a melhoria da educação. Locais  As sessões pôsteres acontecem simultaneamente no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica e no Saguão da Biblioteca do Campus Umuarama nos dias 20 e 21 de outubro. No Campus Santa Mônica estarão os trabalhos ligados as áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas (exceto o curso de Psicologia), Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, e Lingüística, Letras e Artes.   No Campus Umuarama ficam as áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e o curso de Psicologia. Prêmio Destaque UFU  A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-UFU concede o "Prêmio Destaque UFU em Iniciação Científica e Tecnológica 2011" para o melhor trabalho de bolsista de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Serão atribuídas ainda cinco menções honrosas, sendo uma para cada área de abrangência excetuando-se as áreas de abrangência do três premiados. Uma Comissão Julgadora composta por pesquisadores da UFU e membros do comitê externo de avaliação, selecionarão os melhores trabalhos. Os ganhadores do Prêmio serão contemplados com certificado próprio, medalha e viagem a São Luiz-MA em julho de 2012 para participação e reapresentação dos trabalhos durante a Jornada Nacional de Iniciação Científica dentro da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC. Os escolhidos como Menção Honrosa receberão certificado próprio e também a viagem para SBPC. A entrega dos certificados ocorrerá no primeiro semestre de 2012.