UFU é palco da terceira edição do Festival Musgo

Data de Publicação: 09/11/2011 - 15:52

Por portal.dirco

Shows, oficinas e teatro vão movimentar o campus Santa Mônica
É hora de efervescência cultural no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Está tudo pronto para a terceira edição do Festival Musgo, organizado pelo Grupo Tamboril de Arte Independente. São oficinas, debates, apresentações teatrais e musicais que vão movimentar o Bloco 5’O’ e o Centro de Convivência, de 10 a 12 de novembro. Os shows estão marcados para sábado. Estão confirmados os grupos Associação Livre Invisível, Rotten Hell, Mula di Freti, Anil, Maldito Sudaka, Nosotros, Tram-panumbras, The Dead Rocks e Garotas Suecas. As apresentações começam às 16 horas. A proposta do festival é oferecer uma programação para todos os gostos. Festival O Festival Musgo procura integrar as ações dos artistas da UFU, estimulando o processo criativo ao mesmo tempo em que são criados suportes para o caminho rumo ao mercado de trabalho. A ideia é contemplar todas as vertentes artísticas produzidas dentro do ambiente universitário e estabelecer trocas de experiências com profissionais de várias partes do país. O Grupo Tamboril de Arte Independente ressalta a necessidade de criação de público para artistas. Formado em 2007, o Tamboril, além de divulgar o trabalho dos grupos, estimula o debate por meio de divulgações audiovisuais e virtuais, oficinas de capacitação, exibições plásticas, teatrais e musicais e eventos culturais. O nome do festival é uma referência aos vegetais que crescem nas superfícies úmidas de rochas e troncos de árvores. “O musgo é um tipo de planta muito simples que devido as suas condições orgânicas não consegue viver em isolamento e muito menos em lugares onde não há água, substrato necessário para sua reprodução. A forma pela qual o Tamboril baseia suas ações corresponde a uma organização como esta, sendo que nossa água é a cultura, e dela depende todo o nosso desenvolvimento”, declara Breila Zanon, integrante do Grupo Tamboril.