Congado de Uberlândia e região é retratado em exposição

Data de Publicação: 28/11/2011 - 05:29

Por portal.dirco

Trabalho fotográfico está exposto no Centro de Documentação e Pesquisa em História
O Centro de Documentação e Pesquisa em História da Universidade Federal de Uberlândia (CDHIS/UFU) apresenta ao público a exposição “O CONGO AFRICANO E O CONGADO MINEIRO - Fotografias, diálogos e memórias na historiografia de Larissa de Oliveira e Gabarra". Montada para as comemorações do dia da Consciência Negra, a mostra exibe 18 reproduções fotográficas de imagens da região do Congo africano cujos originais pertencem ao acervo etnográfico do Museu Real da África Central, localizado na cidade de Tervuren, na Bélgica. Seu conjunto marca os primeiros 40 anos do período colonial (1884 -1960) da atual República Democrática do Congo e foi reunido através da pesquisa realizada em quatro departamentos daquele Museu: de gestão de coleção e arquivo, o etnográfico, o histórico colonial e o lingüístico/etno-musical. As imagens foram reproduzidas e utilizadas na tese de doutorado de Larissa de Oliveira e Gabarra, intitulada “Reinado do Congo no Império do Brasil: memórias centro-africanas no congado de Minas Gerais”, de 2009, pela PUC-Rio: um trabalho de pesquisa desenvolvido junto aos congadeiros de Uberlândia e região, que através de suas memórias e relíquias do Congado deram vida a essas danças e objetos adormecidos no Acervo do Museu Real da África Central. Esse trabalho de pesquisa resultou em um diálogo com capitães e madrinhas dos ternos de Congado de Uberlândia, na tese de doutoramento e em duas exposições: uma, realizada em abril de 2008, na Casa da Cultura e em escolas da rede municipal de Uberlândia com apoio do Coafro, Secretaria de Cultura e Hospital Santa Clara e outra no CDHIS/INHIS/UFU, em setembro de 2010, quando as reproduções foram doadas ao acervo da UFU. Sobre a pesquisadora Larissa Oliveira e Gabarra graduou-se em História (Bacharel e Licenciatura) em 1999, fez especialização em Educação Fundamental em 2000 e mestrado em História/Cultura em 2004 – todos os títulos pela UFU. Além de experiência como docente no ensino fundamental, médio e superior, atua também nas áreas de Arquivo e Artes, com ênfase em Fotografia. Pesquisa cultura popular desde 2000, atualmente é tutora no curso de Licenciatura em História da PUC-Rio, modalidade à distância, em parceria com o MEC e UERJ – FFP e professora contratada no curso de História da UERJ-FFP, para Prática de Ensino e História da África. Mais informações sobre a exposição: CDHIS - (34) 3239-4236 / 4204 Texto: Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS/UFU)