Alunos da Eseba são premiados em Concurso Nacional

Data de Publicação: 30/11/2011 - 17:22

Por portal.dirco

Evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Cartografia
Dois estudantes da Escola de Educação Básica (Eseba) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram vencedores do “Concurso Cartografia para Crianças", promovido, a cada dois anos, pela Sociedade Brasileira de Cartografia. Geovanna Souza Santos (imagem ao lado) e Pedro Henrique M. Silva (ver desenho abaixo), do quarto ano do Ensino Fundamental, ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, na categoria "até 09 anos". O Concurso, segundo a professora Ínia Novaes,  recebe desenhos de crianças e adolescentes de escolas de todo o Brasil, para concorrerem ao prêmio "Lívia de Oliveira", em homenagem à pesquisadora da área de Geografia e Ensino. Do total de desenhos inscritos, foram selecionados os 100 melhores, que ficaram expostos durante exposições itinerantes. “Os desenhos expostos foram votados pelo público e selecionados os três melhores, em três faixas etárias: até 9 anos, 9 a 12 anos e 12 a 15 anos.”, explica a professora Ínia Novaes. Os três melhores desenhos, de cada categoria, foram divulgados no endereço eletrônico: cartografiaescolar.blogspot.com e no site da Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC): www.cartografia.org.br . Agora, os desenhos selecionados serão encaminhados para um concurso internacional, em que serão selecionados os três melhores do mundo, em cada categoria e o resultado será divulgado em 2013, durante o Encontro Internacional de Cartografia, que acontece no Rio de Janeiro. O "Concurso Nacional de Cartografia para Crianças" tem como principal objetivo contribuir para que as novas gerações desenvolvam uma mentalidade cartográfica. Este ano, o Concurso teve como tema "Brasil, um lugar no mundo". Os estudantes premiados receberão medalhas e certificados, além de livros diversos. Segundo a professora Ínia Novaes, tão logo cheguem as premiações será realizada, na Eseba, uma homenagem para os estudantes.