Reitor participa de comemoração dos 50 anos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí

Data de Publicação: 12/12/2011 - 08:05

Por portal.dirco

Alfredo Julio Fernandes Neto ministrou a palestra "O papel do docente no contexto atual do ensino de Odontologia"
Em comemoração aos 50 anos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o professor e reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Alfredo Julio Fernandes Neto, ministrou a palestra "O papel do docente no contexto atual do ensino de Odontologia". O professor começou a palestra comentando sobre o apoio do Ministério da Educação às universidades com a implantação do REUNI, que possibilitou uma significativa expansão, inclusive da UFPI. "Os jovens voltaram a ter esperança em cursar uma universidade pública de qualidade", comentou o Reitor da UFU. Aproveitando a aprovação do projeto que permite a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) na última quinta-feira (24) pelo Senado, o Reitor comentou sobre a importância do Hospital Universitário para a população teresinense, que passará a ter um hospital de referência e alta complexidade para atender os necessitados não só da capital, mas também do interior. Durante a palestra, o professor atentou para a importância da polivalência para um profissional de Odontologia: "cada especialização a mais que o profissional de odontologia faz leva ele ao emburrecimento, porque é algo mais em que ele se especializa enquanto esquece todo o resto; devemos buscar expandir nossos horizontes", disse ao elogiar a pluralidade e a criatividade como características que devem ser buscadas no odontólogo. "O Brasil tem a melhor odontologia do mundo. Só nós não acreditamos no nosso trabalho. Em todos os países que você for, haverá odontólogos brasileiros trabalhando lá", comentou ainda sobre a baixa autoestima injustificada dos odontólogos do Estado e do Brasil. A palestra prosseguiu com temas como novas tecnologias aplicadas à docência nos cursos de saúde e habilidades esperadas do profissional do século XXI. O evento encerrou com o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, convidando os presentes para a inauguração da nova Clínica Odontológica da Universidade: um local onde os alunos põem em prática o que aprendem em sala de aula e prestam serviços à comunidade. No total, 30 professores e 145 alunos estão envolvidos no atendimento odontológico. Nas novas instalações foram investidos R$ 1,9 milhões; a área total construída é de 1.214,27 m². Com a reforma, a capacidade de atendimento salta de 150 pacientes para 350 por semestre.