Processo de ingresso na UFU se aproxima do fim

Data de Publicação: 11/01/2012 - 09:06

Por Vanessa

Sisu acirra concorrência
Termina amanhã (12/01), o prazo de ingresso para o 1ª semestre de 2012 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A instituição adota o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Este sistema permite que candidatos de qualquer canto do país se inscrevam na UFU. Isso fez a concorrência na instituição mais que quadruplicar em relação ao último vestibular realizado em junho de 2011, que contou com 11.341 concorrentes. Até às 11h desta quarta-feira (11/01), o número de inscritos na UFU era de 48.379. Considerando este total, os cinco cursos mais concorridos são: Direito (noturno) com 122,5 candidatos/vaga Medicina com 92,9 candidatos/vaga Administração noturno com 90,1 candidatos/vaga Psicologia com 80,8 candidatos/vaga Direito (matutino) com 80,3 candidatos/vaga Engenharia Civil com 80,2 candidatos/vaga A UFU oferece 82 opções de cursos e 1.943 vagas nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, das quais 1.789 vagas são destinadas para o Sisu e 154 para os cursos que exigem habilidades específicas. Para conferir mais informações clique aqui. Durante o processo de inscrição os candidatos podem escolher dois cursos, um como primeira e outro como segunda opção, em qualquer instituição pública do país que aderiu ao Sisu.  A cada nova mudança de opção de curso que o aluno faz a anterior é anulada, o que faz oscilar o número de inscritos. A nota de corte é feita por cada instituição, considerando o número de vagas disponíveis e a nota dos candidatos que se encaixam nesta possibilidade. No site do Sisu, os candidatos podem fazer simulações e avaliar onde são maiores as chances de classificação. O resultado de classificação da UFU será publicado no domingo (15/01). O prazo de matrículas, em primeira chamada, já está definido: dias 19 e 20 deste mês.