UFU promove Simpósio Internacional sobre Território e Promoção da Saúde

Data de Publicação: 23/01/2012 - 06:57

Por Vanessa

Atividades serão realizadas de 7 a 9 de março
A relação entre o ambiente e a saúde estará no centro das atividades do I Simpósio Internacional sobre Território e Promoção da Saúde, que será realizado pela Universidade Federal de Uberlândia, de 7 a 9 de março, no bloco 3Q, do Campus Santa Mônica. Serão realizadas apresentação de trabalhos, mesas-redondas e conferências com a participação de pesquisadores de Portugal, México e Argentina, de universidades brasileiras (UFU, UFRGS, UNESP, UEL, UFTM) e de um representante do Ministério da Saúde. A programação será dividida em três eixos: Territorialização da saúde: do teórico ao empírico, Promoção da saúde na estratégia Saúde da Família e Construção de territórios saudáveis para promover a saúde. Além de ampliar a discussão da saúde coletiva na Geografia, o evento chama a atenção para o reconhecimento dos territórios como condição básica para os programas de promoção da saúde, como, por exemplo, o Saúde da Família. “O lugar onde se produz saúde é onde se vive e trabalha”, afirma o professor do Instituto de Geografia da UFU Samuel do Carmo Lima, um dos coordenadores do Simpósio. O evento é promovido pelo Observatório da Saúde, com o apoio da Coordenação do Curso de Gestão em Saúde Ambiental e do Laboratório de Geografia Médica e Vigilância em Saúde. O Observatório da Saúde reúne, na Universidade, alunos, professores e representantes do poder público para discutir e oferecer soluções para a saúde da população. Outras informações podem ser obtidas no endereço www.territorioesaude.org.br e pelo e-mail comissao@territorioesaude.org.br. Clique aqui e confira a programação.