UFU debate direitos animais e deveres humanos

Data de Publicação: 23/02/2012 - 07:09

Por Vanessa

Instituto de Filosofia promove colóquio sobre bioética e experimentação científica
Existem limites para a pesquisa científica? Será que o tratamento dispensado aos animais é o correto? Estas questões vão ser abordadas durante o III Colóquio Direitos Animais, Deveres Humanos, que o Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove na próxima terça-feira, dia 28 de fevereiro. O encontro, aberto à comunidade, está marcado para as 19h30, no Anfiteatro 5O-A, no Campus Santa Mônica. A ideia é criar um espaço de diálogo interdisciplinar. Mariana Spacek Alvim, mestranda em Filosofia, vai falar sobre “Bioética e Direitos dos Animais”. O professor Darlei Dall'Agnol, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai abordar “A Ética da Bioética”. A palestra de Leonardo Ferreira Almada, professor do Instituto de Filosofia da UFU, vai tratar de “Alguns (supostos) limites sobre os direitos dos animais”. O colóquio é resultado das ações do Núcleo de Bioética e Ética Pública, composto por professores e estudantes que realizam pesquisas e estudos em ética teórica - com destaque para a relação entre ética e conhecimento e para estudos de metaética - e prática - com destaque para as aplicações da ética em problemas das ciências biomédicas, da ética médica, da saúde pública e de questões sociais. Palestrantes: Mariana Spacek Alvim: graduada em Direito e mestranda em Filosofia. Darlei Dall'Agnol: professor da Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Filosofia e Ciências Humanas/ Departamento de Filosofia. Doutor em Filosofia (PhD) pela Universidade de Bristol, Inglaterra. Leonardo Ferreira Almada: professor do Instituto de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado) da UFU. Fez pós-doutorado no Instituto de Biociências da UNESP-Botucatu.