UFU cria identidade funcional para a comunidade universitária

Data de Publicação: 08/03/2012 - 13:31

Por Mariana

Estudantes, servidores da ativa e aposentados podem solicitar o documento; crachá tem múltiplas funcionalidades
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) já começou a colocar em prática o projeto Identidade Funcional. A proposta contempla toda a comunidade acadêmica com crachás que identificam estudantes, professores, técnicos administrativos e também servidores aposentados que ainda desenvolvem atividades na instituição. O novo crachá apresenta a foto e as principais informações do servidor além de um código de barra que permite acesso às bibliotecas, restaurante universitário, laboratórios, academia e outros. “É simplesmente para padronizar a identificação e dar mais agilidade aos serviços que a UFU oferece. Antes, era necessária uma carteirinha para a biblioteca, outra para o restaurante, e assim por diante. A vantagem é que a partir de agora, um único documento reúne várias funcionalidades”, disse Darizon Alves de Andrade, vice-reitor da UFU. A adesão é voluntária e gratuita. Os interessados já podem fazer a solicitação pela internet, nos respectivos portais. Para acessar o sistema onde é feito o cadastro é preciso informar login e senha ou CPF, ou número de matrícula. O pessoal treinado, que trabalha na coleta das informações, confere os dados e envia para o e-mail do solicitante uma prévia do documento. Após o aval do servidor ou aluno, o documento é encaminhado para a impressão. Todo o processo demora em média quatro dias úteis. A UFU tem cerca de 1800 professores, 3.500 servidores e 23 mil alunos. A expectativa é que até julho todos já portem a identidade funcional.