Centro de Tecnologia da Informação ganha novos equipamentos e reestrutura espaço

Data de Publicação: 12/03/2012 - 06:00

Por Mariana

Mudanças garantem mais segurança às informações; investimento foi de R$ 5,5 milhões
O Centro de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Uberlândia (CTI/UFU) passou por reformas nas suas dependências e reestruturou o espaço utilizado pelos servidores do órgão. O CTI recebeu mobiliário novo para atender as necessidades ergonômicas dos servidores e computadores voltados para o desenvolvimento de sistemas de software. A reestruturação, segundo o diretor do CTI, professor Luís Fernando Faina, incluiu a construção de uma Sala Técnica Principal (Data Center) para acomodar racks de servidores da rede, sistema storage de 60 TBytes, e racks de switches. Com os novos equipamentos a Universidade passa a ter um backup remoto de todos os dados de sistemas administrativo e acadêmico. Antes deste investimento, todos os sistemas e dados eram mantidos no mesmo local, Data Center do campus Santa Mônica. “A partir de agora, a Universidade dispõe de backup remoto no Campus Umuarama, oferecendo mais segurança às informações”, explica o professor. Dentro deste projeto de reestruturação física e lógica, foram adquiridos, ainda, 02 storages de 120TB e 60TB respectivamente, para os Data Center do Umuarama e Santa Mônica. “São sistemas para armazenamento de um grande volume de dados”, explica o professor. Outra novidade é que as salas técnicas principais, a partir de agora, passam a ser alimentadas por Nobreak de alta capacidade, “possibilitando a manutenção de alguns serviços, mesmo na falta de energia elétrica”, reforça Faina. Os equipamentos adquiridos, segundo o professor, vão contribuir para melhoria na qualidade dos serviços oferecidos aos docentes, técnicos administrativos e discentes. O investimento, no valor de R$ 5,5 milhões foi feito por meio de recursos da UFU e do CT-Infra (Fundo de Infraestrutura), vinculado a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública, criada para viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura nas instituições públicas. O CTI é um órgão de natureza técnica, ligado à vice-reitoria da UFU, responsável por elaborar diagnósticos, propor normas, planejar, coordenar e controlar a estrutura e os serviços centralizados da UFU, relacionados com tecnologia da informação.