Universidade implanta diário eletrônico

Data de Publicação: 11/04/2012 - 15:06

Por portal.dirco

Nova ferramenta já está disponível para os professores
O mês de abril chegou com novidades para estudantes e professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A Instituição implantou o novo diário eletrônico. Desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) e a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), o diário atende uma antiga demanda da UFU. Desenvolvido desde 2011, de acordo com Aline Ramos, da Divisão de Sistemas do CTI, a nova ferramenta tem uma série de vantagens. “É simples, ágil e prático, além de ser ecologicamente correto, pois hoje ocorrem ao menos quatro impressões do diário, ao longo do período letivo. Com o diário eletrônico, o docente poderá fazer a impressão, apenas ao final do período letivo”, explica Aline. Outra vantagem é que as alterações nas turmas, relativas aos trancamentos geral, parcial e a inclusão de novos alunos serão visualizadas em tempo real. O novo diário está em fase de testes e foi disponibilizado aos docentes a partir do dia 2 de abril. Segundo Márcia Cristina Soares, diretora de Administração e Controle Acadêmico da Prograd, o docente deverá publicar mensalmente, até o quinto dia útil do mês subseqüente, o relatório de faltas. “Esse procedimento permitirá um acompanhamento mais próximo da frequência, por parte dos discentes, auxiliando na prevenção de reprovação por faltas”, ressalta. Para facilitar o manuseio da nova ferramenta, foi disponibilizada pelo CTI, no portal do docente, uma apresentação indicando o passo a passo de como deve ser efetuado o lançamento das freqüências, conteúdo ministrado e adição de aulas extras, quando necessário. O diário só poderá ser acessado em área restrita do portal do docente, mediante login e senha particulares de cada professor, o que garante segurança a nova ferramenta.