Estudantes da rede pública participam do VIII Torneio de Atletismo

Data de Publicação: 16/04/2012 - 09:12

Por portal.dirco

Estudantes do curso de Educação Física organizam o evento
Corrida, saltos em distância e em altura, arremesso de peso, lançamentos de disco e de dardo. Cerca de 250 estudantes do 1º ao 5º ano, do ensino fundamental, da Escola Estadual Marechal Castelo Branco, terão um dia diferente. Eles participam do VIII Torneio de Atletismo PIPE2, organizado por 35 estudantes, do segundo período, do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) A atividade será na sexta-feira, 20/04, das 14h às 17h e faz parte da disciplina Prática Pedagógica em Atletismo (PIPE 2), ministrada pela professora Solange Rodovalho. A proposta, de acordo com a estudante Lesley Ferreira, do segundo período, é colocar em prática, o que foi visto na disciplina, no ano passado. “Agora teremos a vivência com os alunos”, explica. Segundo a professora Solange, o atletismo, uma das modalidades esportivas mais antigas na história da humanidade é considerado esporte de base pelo fato de desenvolver habilidades que são essenciais para a prática de outras modalidades esportivas. “Correr, saltar, lançar e arremessar, são as habilidades físicas de base, estão presentes em quase todas as modalidades esportivas. Como ações motoras naturais, significam uma função da natureza humana. Em geral, seus movimentos são os primeiros a serem dominados pelas crianças. Apesar disso, o atletismo é um esporte que na maioria das vezes é negligenciado na educação física escolar”, ressalta. Ainda, de acordo com Solange, a proposta da atividade é possibilitar aos acadêmicos a vivência de experiências de ensino-aprendizagem de provas da modalidade atletismo com alunos do ensino fundamental, bem como, propiciar aos alunos do ensino fundamental da rede regular de ensino, a vivência das provas que compõem a modalidade. As atividades serão desenvolvidas na pista de atletismo, da Faculdade de Educação Física da UFU.