Pesquisa sobre Mercado de Trabalho será divulgada

Data de Publicação: 23/04/2012 - 08:13

Por Mariana

Boletim do Emprego faz raio-x da empregabilidade em Uberlândia
O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (CEPES), vinculado ao Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulga, na próxima sexta-feira (27), a primeira edição do Boletim do Emprego. Este estudo tem como objetivo publicar periodicamente informações sobre a dinâmica do mercado de trabalho no município. Esta edição apresenta, de forma detalhada, a evolução do emprego formal e os setores econômicos predominantes, comparando os dados do município com aqueles apresentados para Minas Gerais e Brasil, no período de 2000-2010. Foi traçada também uma análise sobre os tipos de vínculo empregatício dos trabalhadores em Uberlândia e uma avaliação das ocupações que mais empregam no município. Por fim, a pesquisa apresenta uma análise do perfil do trabalhador na cidade: nível escolaridade; faixa etária (analise sobre os jovens no mercado de trabalho); sexo (inserção das mulheres) e faixa de rendimento médio dos trabalhadores em salários mínimos. Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), fornecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) são a base de referência para este estudo. A publicação do Boletim é resultado do Projeto “Observatório do Emprego no Município de Uberlândia-MG” e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), da UFU.